O que é o Marketing Digital?

Para entendermos realmente o que é o Marketing Digital, convém primeiro percebermos o conceito de Marketing. No Dicionário Priberam da Língua Portuguesa encontramos a definição de Marketing como o “estudo das atividades comerciais que, a partir do conhecimento das necessidades e da psicologia do consumidor, tende a dirigir os produtos, adaptando-os, para o seu melhor mercado; estudo de mercado”.

Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, desenvolveu aquela que ainda hoje é a definição principal deste conceito. Kotler alargou a noção de Marketing, defendendo a sua importância dentro das instituições, como sendo o centro das mesmas e não apenas uma estratégia de vendas.

Philip Kotler ampliou o conceito de Marketing definindo-o como uma forma de comunicação, um processo social, através do qual indivíduos, ou grupos, alcançam o que desejam, e o que precisam, com a criação, oferta e livre troca de produtos e serviços de valor entre eles. É, no fundo, uma nova forma de as empresas se relacionarem com o consumidor. Mas e o Marketing Digital? Afinal, o que nos diz este conceito? Vamos analisá-lo juntos.

Perceber o Marketing Digital

De uma forma muito simples, o Marketing Digital mais não é do que uma adaptação dos princípios do Marketing ao online. Quando analisamos a definição de Marketing que Philip Kotler preconizou, temos de compreender que este é um conceito em constante mutação. Se o Marketing é um processo social, como Kotler defende, então tem de adaptar-se às mudanças, quase diárias, do meio. E a mudança que deu origem ao Marketing Digital aconteceu nos anos 90, quando a internet se transformou no que conhecemos hoje.

O conceito surgiu no início dos anos 2000, quando o aumento substancial do número de utilizadores da internet fez com que as empresas sentissem necessidade de pensar em novas estratégias para conquistar clientes. Hoje, não podemos ignorar que a maioria da população está mais conectada ao que se passa na internet do que à vida real. E o Marketing também não pode ignorar este facto. Os consumidores mudaram e, sobretudo, o tipo de consumo mudou. Daí o Marketing Digital ser a principal forma de fazer Marketing hoje em dia.

Recorrendo aos vários canais digitais, como websites, blogs, redes sociais ou e-mail, as empresas pretendem chegar aos clientes (e potenciais clientes) e identificar os seus problemas ou desejos, apresentando-lhes soluções. Mas é preciso que se entenda que o Marketing Digital não tem uma fórmula única. Pelo contrário, ele tem, tal como o Marketing, de ser mutável, adaptando-se tanto às mudanças da internet como aos utilizadores. Uma boa estratégia de Marketing Digital tem de ser preparada em função do cliente. Deve ser customizada, única. O Marketing Digital aproxima as empresas dos clientes e traz inúmeras vantagens.

Convém não nos esquecermos que, para todos os efeitos, continuamos a falar de Marketing. Mas, o Marketing Digital, apesar de ter na sua base os princípios gerais, tem uma série de termos próprios que temos de conhecer.

Quais são os termos-chave do Marketing Digital?

SEO – Search Engine Optimization

São as ações que ajudam a melhorar o posicionamento dos seus conteúdos online. Através do SEO, conseguirá ir ao encontro das exigências das plataformas de pesquisa e fazer com que a sua página seja vista.

CRM – Customer Relationship Management

É o software que gere, de uma forma extremamente eficaz, o relacionamento das empresas com os seus atuais e potenciais clientes.

Persona

Baseando-se nos seus consumidores reais, as empresas criam perfis semifictícios em representação do cliente ideal. Assim, é possível criar uma comunicação direcionada e muito mais eficaz.

Funil de Vendas

É a conhecida Jornada do Consumidor. São, no fundo, todas as etapas pelas quais um potencial cliente passa durante o processo de compra.

Lead

Os leads são oportunidades de negócio.

Landing Page

São as páginas que capturam leads. Numa landing page, as empresas devem oferecer conteúdo valioso o suficiente para que os visitantes sejam seduzidos a deixar os seus contactos. É nesse momento que aquele visitante se transforma num lead.

CMS – Content Management System

Como o próprio nome indica, esta é uma ferramenta que auxilia na produção de conteúdos digitais. Para ter uma ideia, com o recurso a este sistema conseguirá facilmente criar um website, mesmo sem possuir conhecimentos de programação.

CTA – Call To Action

São os chamados botões que ajudam as empresas a direcionar os visitantes durante a sua jornada do consumidor. Os CTAs convidam o visitante a fazer exatamente aquilo que desejamos que ele faça.

No fundo, o Marketing Digital promove serviços ou produtos nos meios digitais, através de uma comunicação direta e personalizada, estabelecida entre as empresas e os clientes no momento mais acertado. Se ficou com vontade de saber mais sobre Marketing Digital, e de como desenhar a estratégia certa para a sua empresa, esteja atento aos nossos próximos posts!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *