6 táticas ignoradas de SEO que podem potenciar a sua classificação no Google

Uma boa classificação no ranking do Google é a ambição de qualquer marketeer digital ou estratega de negócio. Da mesma forma que pode garantir sucesso nos negócios, quando indevidamente considerado, o Search Engine Optimization (SEO) pode resultar em quebras inimagináveis.
O número de pesquisas diárias no Google é superior a 4 biliões e as estatísticas mais atualizadas em marketing digital mostram que apenas 7% dos utilizadores clicarão na terceira página dos resultados de pesquisa. Anúncios pagos também não resolvem, já que 80% dos utilizadores de motores de pesquisa simplesmente ignoram essa parte da página.
Ora, como há tanto em jogo na luta pelos melhores lugares na pesquisa, a competição é naturalmente forte. Por essa razão, 72% dos marketeers concordam em que, no presente, a relevância é o fator crucial para um SEO ótimo. Nesta lógica de raciocínio, o marketing de conteúdo é já uma das principais prioridades dos negócios, logo a seguir à construção de marcas fortes e ao engajamento em redes sociais.
Vejamos, pois, algumas das táticas que pode começar a trabalhar já hoje para otimizar a sua estratégia de SEO.

Aposte na credibilidade da sua estratégia de link building

Sabemos que uma estratégia de linkbuilding é uma das variáveis de SEO mais valorizadas pelo Google. Mas, como em tudo, quantidade não significa qualidade. Mais backlinks nem sempre resultam em classificações mais altas, sobretudo quando não são credíveis.
A avaliação do Google recai sempre na autoridade do site com link para o seu domínio. Se os sites na sua estratégia de linkbuilding não tiverem reputação ou forem considerados spam pelo Google, pode estar não a potenciar mas a afetar negativamente a sua classificação. Apostar na relevância e criação de conteúdo com qualidade é uma das principais regras em SEO.

Crie conteúdo relevante

Saber identificar conteúdo de alta performance no seu segmento de mercado e desenvolvê-lo, de forma relevante, nos seus canais digitais, é uma das melhores táticas de SEO.
Conteúdo relevante é todo aquele que as suas buyer personas tenderão a valorizar, seguir e partilhar. Ferramentas como o SEMrush ou o Buzzsumo podem ajudar a identificar que conteúdos, na sua área de atuação, tendem a gerar maior interação e partilha.
Testes A/B e insights de influenciadores são, igualmente, técnicas para ajudá-lo a criar conteúdo de maior qualidade e relevância.

Otimize as suas páginas de destino

Uma das métricas que o Google mais usa para avaliar a qualidade é a taxa de rejeição, ou bounce rate. Com que rapidez as pessoas saem do seu site depois de clicar nele nos resultados da pesquisa?
No momento em que, depois de clicar no seu site na página de resultados de pesquisa, os utilizadores descobrirem que os conteúdos não são relevantes para eles, vão abandoná-lo rapidamente. O Google regista estes acontecimentos e, se isso acontecer mais vezes, elimina a sua posição para o termo de pesquisa respetivo.
As suas páginas de destino devem estar estruturadas por forma a responderem, de maneira organizada, user friendly e intuitiva, às necessidades, curiosidade e/ou motivação de pesquisa dos utilizadores e, nomeadamente, das suas buyer personas. Trabalhe as meta tags das suas páginas de destino de acordo com a fase em que os seus utilizadores se encontram na jornada de compra. Determine claramente os seus objetivos e cumpra sempre a sua promessa.

Use Infográficos

As pessoas adoram infográficos e eles são, na verdade, extremamente eficazes numa estratégia de SEO. Considere que 65% das pessoas são visuais e apreendem melhor através de imagens. As imagens também são mais fáceis de recordar.

Crie mais vídeos

Sim, é verdade. O conteúdo vídeo tem 50 vezes mais probabilidades de gerar resultados de pesquisa orgânica do que o texto simples.
Segundo a Omnicore, os utilizadores ativos mensais do Youtube ultrapassam os 1,5 biliões. A Cisco prevê que os vídeos representem 80% de todo o tráfego online até 2021 e, embora haja mais vídeos do que nunca, 85% das pessoas reafirmam que gostariam de ver mais vídeos das marcas em 2019.
O Google até incorporou vídeos na página de resultados e, uma vez que também detém o YouTube, só podemos esperar que os resultados dos vídeos cresçam. Os vídeos sempre foram importantes, mas agora são absolutamente essenciais.

Otimize para pesquisa por voz

Hey Google, será a voz do futuro da pesquisa. Não é uma utopia, já está a acontecer, A pesquisa por voz é a grande tendência digital do momento e estima-se que atualmente 35,8% dos millennials utilizem assistentes digitais habilitados por voz pelo menos uma vez por mês. Em particular para o e-commerce no geral e para os negócios locais em particular, esta é uma ferramenta poderosa de SEO que pode, em 2020, marcar a diferença e posicioná-lo na vanguarda das tendências digitais.
Concluindo, o jogo do SEO é duro; há muito poucos vencedores e uma pilha de perdedores. Muitas pessoas continuam a evitar o SEO por desconhecimento ou por considerarem demasiado técnico. Mas, na verdade, o conteúdo, ou SEO orgânico, é cerca de 5.66 vezes melhor que os anúncios de pesquisa paga.

A BBD poder ser o seu parceiro no desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital. Contacte-nos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *