Como criar Infográficos que comuniquem com os seus públicos.

Somos seres visuais. A maioria de nós processa informações com base no que vê. De acordo com a Rede Global de Pesquisa em Ciências Sociais, 65% de todos os seres humanos são aprendizes visuais. A grande maioria das pessoas aprecia partilhar ideias, especialmente quando há um vídeo, uma fotografia ou um desenho a acompanhar. Por esta razão, os infográficos tornaram-se ferramentas poderosas em comunicação e marketing digital.

5 passos simples para criar um Infográfico

  • Defina os objetivos do seu infográfico – como em tudo no que concerne à comunicação e marketing digital, a definição de objetivos claros ajuda a focar a mensagem, tornando-a mais relevante para os utilizadores. Defina um objetivo claro para o seu infográfico. Deve responder a uma questão concreta ou problema identificado das suas buyer personas. Por exemplo: como harmonizar vinho com comida tradicional portuguesa. Quanto mais específico e relevante for, mais fácil tornar-se-á organizar a sua mensagem. 
  • Reúna informação para criar o seu infográfico – quer seja através de pesquisa orgânica no Google ou recorrendo ao expertise de especialistas, recolha informação para construir a mensagem do seu infográfico. Os dados estatísticos funcionam lindamente nos infográficos. 
  • Selecione a melhor forma de hierarquização ou apresentação gráfica para a informação no seu infográfico – se pretende informar ou dar instruções de utilização, as listas são a ferramenta mais indicada. Se o objetivo é comparar, os gráficos em barra ou donut poderão ajudar a sintetizar. Se tenciona mostrar resultados num período temporal, então a timeline poderá ser a melhor solução.   
  • Escolha o design do seu Infográfico – quando estiver a planear o estilo e design do seu infográfico, lembre sempre de tomar como primeira referência o moodboard visual habitualmente utilizado pela sua marca. A consistência é sempre preferível em comunicação. Existem inúmeros infográficos, por exemplo no Pinterest, nos quais pode inspirar-se para criar o seu próprio registo. Seja criativo mas, acima de tudo, pense na estrutura de organização preferencial para a mensagem que pretende transmitir.
  • Distribua estrategicamente o seu infográfico – dependendo da relevância do conteúdo presente no seu Infográfico, pode ser utilizado como uma ferramenta ótima para nutrir ou converter leads. Ou pode, simplesmente, imprimir um toque de novidade à sua estratégia regular de email marketing. Use-o estrategicamente para interagir com os seus clientes, fomentando o engajamento e a partilha.

Se está, neste momento, a perguntar-se quantos infográficos deve criar por semana ou por mês, nós respondemos. Como todas as ferramentas em comunicação e marketing digital, o segredo é sempre o equilíbrio. Utilize-o articulado com outras ferramentas como imagem, texto ou vídeo e sempre que seja relevante, ou seja, sempre que a mensagem que tem para transmitir aos seus clientes assim o permita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *