fbpx

Keywords: Como elas o posicionam na 1ª página do Google

As keywords são as palavras, frases ou expressões utilizadas para otimizar e classificar o conteúdo de um site.
São essencialmente, os termos que os utilizadores fornecem aos motores de busca quando pesquisam uma determinada informação.
A escolha de keywords deve ser cuidadosa, uma vez que estas irão auxiliar na otimização do conteúdo da página para as pesquisas utilizadas pelo público, por isso é importante estabelecer o tipo de palavras-chave pretendidas para classificar o site.

Long tail keywords

As keywords podem ser simples, com apenas 1 ou 2 palavras, ou mais completas – Long tail keywords. A diferença entre elas está no número de palavras contidas na sua pesquisa, ou seja a sua dimensão, tal como a quantidade de páginas que o Google exibe nos seus resultados para determinada pesquisa.

As keywords simples são genéricas e mais competitivas, enquanto as long tail keywords são mais específicas e menos competitivas, o que facilita o ranqueamento do site e torna assim mais fácil o seu destacado posicionamento. As primeiras, apesar de terem uma maior procura, mais dificilmente se posicionam no topo dos resultados de pesquisa. Pelo contrário, as long tail keywords, normalmente, apresentam um menor volume de pesquisa, o que lhes proporciona uma maior probabilidade de satisfazer de forma mais específica os desejos de pesquisa do utilizador, tal como de facilitar de forma mais rápida o posicionamento de qualquer página.

Outro fator importante, que deve ser levado em consideração, é o manuseamento do uso das keywords escolhidas para constar no conteúdo de uma página, uma vez que o seu desmoderado uso pode gerar consequências indesejadas.

Keyword Stuffing

O uso excessivo de keywords é identificado como uma tentativa de manipular os motores de busca, com o objetivo de posicionar determinada página web no topo dos resultados de pesquisa. Esta prática pode ser detectada pelos filtros de spam constantes no algoritmo dos motores de busca, penalizando o posicionamento do site ou até mesmo levando à expulsão do mesmo.
Em solução, uma forma de evitar este erro é o uso de sinónimos, de keywords relacionadas ou de combinação de formas de palavras.

uso excessivo de keywords

Seguir estas orientações é fundamental para que o conteúdo abrangido no site corresponda aos termos de pesquisa inseridos pelo utilizador no motor de busca assim como, garantir que o site ocupe uma posição no topo dos resultados de pesquisa.
As keywords são a base da grande estratégia do SEO, são os principais termos que determinam qual é o assunto de determinada página da internet, por isso devem ser cuidadosamente selecionadas. Para isso é necessário dedicar um especial foco no trabalho de pesquisa, com vista a conhecer o potencial público.

Keyword Research para SEO

São as keywords que dão aos motores de busca informação relevante, levando à indexação das páginas de um site e que permitem que o mesmo seja apresentado aos utilizadores quando estes pesquisam determinados termos.
Assim que os utilizadores inserem os termos que pretendem pesquisar no motor de busca, numa questão de segundos, toda a estrutura de hiperligações da web é analisada através do algoritmo, para que sejam detectados os sites que contenham, no seu conteúdo, as keywords pesquisadas, ou seja, as páginas mais importantes perante determinada pesquisa. Logo que identificados, esses mesmos sites são apresentados aos utilizadores de forma orgânica.
A pesquisa de keywords é a primeira etapa do processo de SEO copywriting e uma parte essencial de qualquer estratégia de SEO.
Antes de escrever o conteúdo para o seu site é fundamental identificar os termos de pesquisa usados pelos potenciais clientes, internautas, isso significa entrar na mente dos nossos clientes, para descobrir quais palavras são usadas ao pesquisar, tal como o seu volume, relevância e nível de competição ou dificuldade. O ideal, para quem está a iniciar uma estratégia de SEO, é escolher aquelas que apresentem baixa competição, ou seja, as chamadas long tail keywords que, apesar de não possuírem um volume de pesquisa tão alargado são mais específicas e mais extensas, o que diminui a sua competição. Por último é fundamental inserir esses termos no conteúdo do site de acordo com as melhores práticas de “on page seo”.
Desta forma será possível seguir o princípio comum de todos os motores de busca: Fornecer as melhores e mais fiáveis respostas às pesquisas dos utilizadores, no mais reduzido espaço de tempo possível.

 

Na Brand By Difference possuímos um alargado conhecimento e interesse no que respeita à otimização e classificação / posicionamento do seu site / marca. Implementamos métodos eficazes e técnicas autênticas para direcionar o seu negócio no desejado caminho do posicionamento na 1.ª página do google.

Se quiser saber como a sua página/site está ranqueado peça-nos o diagnóstico gratuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *