O Marketing Conversacional e 4 outras tendências que vão moldar o Digital em 2020

Houve um tempo em que a inteligência artificial, o data-driven e o VSEO (voice search engine optimization) pareceram puras utopias. Pois bem, elas chegaram e vieram para ficar, fixando-se atualmente no topo das prioridades das organizações mais visionárias. Como é que a sua empresa está a preparar-se para 2020? Descubra, com a Brand By Difference, algumas das grandes tendências que vão moldar a área de marketing digital.

5 tendências em marketing digital para 2020

  • Marketing conversacional – o moderno consumidor digital não está disponível para esperar. Os dados revelam que 82% dos utilizadores que colocam uma questão exigem uma resposta imediata. O marketing conversacional possibilita uma ligação de um para um e uma conexão real entre marcas e consumidores. Contrariamente às estratégias tradicionais, o marketing conversacional pode acontecer em multiplataformas. Ferramentas como os chatbots alavancam, de forma muito poderosa, esta estratégia.
  • Chatbots – na verdade, sabia que 63% dos utilizadores preferem as mensagens instantâneas num chatbot online para comunicar com as marcas? E a grande tendência é para tornar a experiência nos chatbots progressivamente mais inteligente e humana. Se ainda não integrou o seu serviço de chatbot, pense outra vez, já que muitos clientes preferem interagir com os chatbots: são responsivos 24 horas por dia, sete dias por semana, dão respostas prontas e nunca perdem a paciência.
Marketing Conversacional
  • Vídeo marketing – não é uma novidade mas é uma tendência que veio para ficar, pelo menos, nos próximos 5 a 10 anos! 52% dos utilizadores afirmam que os vídeos sobre produtos ajudaram a tomar uma decisão de compra online. O vídeo continua a ser, portanto e de longe, o canal mais popular e preferido dos utilizadores para aprenderem sobre produtos e serviços. Explore novos formatos como os diretos ou os live broadcasts no Facebook, Instagram e Linkedin!
  • O marketing de influência – uma das estratégias mais desejadas e mais desconhecidas em marketing digital continuará a ser grande tendência em 2020. O marketing de influência é uma estratégia word of mouth que aproveita o potencial magnético de líderes de opinião e prescritores para ampliar a mensagem da sua marca a um mercado maior. Os influenciadores podem ser figuras públicas ou celebridades, mas mais frequentemente são personalidades do Instagram ou do YouTube com um grande nicho de seguidores que podem ajudar a espalhar a palavra sobre o seu negócio ou produto através dos seus canais sociais. Qual é a sua estratégia de marketing de influência para 2020?
  • A pesquisa visual – é uma das grandes novidades e obriga a toda uma nova estratégia de foco já que agora o Google permite fazer upload de uma imagem para realizar uma pesquisa e obter resultados mais específicos. Pense no potencial para a sua loja online! Está perfeitamente otimizada?

Tal como John F. Kennedy disse uma vez: “Mudar é a lei da vida. E aqueles que olham apenas para o passado ou para o presente, certamente sentirão falta do futuro”. Qualquer profissional em marketing, e em particular em marketing digital, sabe que a mudança é parte integrante do seu trabalho. Explore as novas tecnologias, coloque os canais e ferramentas ao serviço da sua marca e obtenha vantagem sobre os seus concorrentes. Nós, na Brand By Difference, temos algumas soluções que podem ajudar a encurtar este caminho.

Junte-se à conversa

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *