O que é Gestão de Redes Sociais e como fazer? 

Quando se pensa em estratégias de Marketing Digital, a Gestão de Redes Sociais costuma ser a primeira solução que as marcas e empresas procuram para se promoverem. E por uma boa razão: 

As Redes Sociais estão por toda a parte! 

Entre a totalidade dos cidadãos da União Europeia, 59% utilizaram Redes Sociais em 2023. Em Portugal continental, este número encontra-se acima da média, subindo para quase 70%, segundo estatísticas divulgadas pela Eurostat

A interação, nestes canais, é instantânea e o alcance é muito apelativo – o que permite levar a sua marca a mais pessoas. Contudo, o mais grandioso das Redes Sociais são os mecanismos que podemos desenvolver para fazer a diferença, inspirar e ser inspirados, influenciar e ser influenciados. 

Assim, torna-se claro que a Gestão de Redes Sociais é uma necessidade para todas as marcas e empresas que desejam destacar-se num mercado altamente competitivo. 

O que é a Gestão de Redes Sociais? 

Gestão de Redes Sociais é o processo contínuo de criar, publicar e analisar conteúdos para as Redes Sociais que visam aumentar e nutrir uma audiência. Isto inclui, mas não se limita à: 

  • Criação de conteúdos (Marketing de Conteúdo); 
  • Gestão do relacionamento com as pessoas e comunidades; 
  • Estratégia de anúncios pagos nas Redes Sociais (Social Ads); 
  • Gestão, desenvolvimento e integração de equipas (copy, design e estratégia). 

Aumentar a notoriedade da marca e acompanhar as últimas trends, são apenas a ponta do iceberg. Através da Gestão de Redes Sociais, pode aprofundar os laços com o público-alvo, estabelecendo princípios de confiança, afinidade e, acima de tudo, lealdade. 

Como funciona a Gestão de Redes Sociais? 

Ter um perfil nas Redes Sociais, para empresas e profissionais, não é mais um diferencial. É uma questão de necessidade. Afinal, é lá que estão as informações sobre a empresa, os produtos, os horários de funcionamento e outros detalhes, tudo sempre durante 24h. 

Assim, devemos afastar a ideia de que a Gestão de Redes Sociais se limita a fazer publicações no perfil. As publicações são apenas uma parte do processo. A outra parte do processo (e a mais demorada) é o planeamento, bem como a preparação do canal para a comunicação.  

Antes de publicar, é preciso cumprir, de antemão, uma série de etapas: 

  • Definir a persona e o público; 
  • Estabelecer os objetivos de marketing e crescimento; 
  • Escolher a melhor rede social e tipo de conteúdo;
  • Ter um calendário editorial; entre outras.

Qualquer sucesso nas Redes Sociais vai depender de uma abordagem estratégica e consistente. Ela passa pela criação de conteúdo relevante e de qualidade, interação com o público de maneira autêntica e respetiva mensuração dos resultados para ajustar a estratégia conforme o necessário. 

Por que implementar a Gestão de Redes Sociais? 

As Redes Sociais, mais do que meras plataformas digitais de entretenimento, oferecem às marcas a oportunidade de conquistar uma audiência, através da partilha e troca de conteúdos, informações e experiências.  

Porém, o grande atrativo destes canais são os milhões de utilizadores no mundo e à distância de um clique. 

Conheça a realidade das redes sociais em Portugal. Saiba mais no artigo: "O que é Gestão de Redes Sociais e como fazer?" da Brand by Difference.

Além disso, as Redes Sociais têm: 

  • Alcance global de um público vasto e diversificado por todo o globo; 
  • Maior notoriedade e projeção (pessoal ou empresarial); 
  • Retorno imediato (associado a um baixo custo de investimentos); 
  • Construção da marca pessoal ou empresarial; 
  • Maior facilidade em chegar às Buyer Personas desejadas; 
  • Canais diretos e interativos, onde é permitido estabelecer um diálogo entre a marca e o público; 
  • Conteúdos que circulam rapidamente; 
  • Interação direta com o público; 
  • Marketing e promoção de produtos, serviços, eventos e ofertas especiais, atingindo um público específico; 
  • Uma valiosa forma de conexões profissionais e oportunidades de negócio; 
  • Oportunidades para fortalecer o branding e autoridade da marca. 

Qual o potencial que cada uma das redes pode trazer para o meu negócio? 

Existem diversos tipos de Redes Sociais e, cada uma, com finalidades distintas. A escolha da melhor rede social para a sua empresa depende dos seus interesses e objetivos, bem como do tipo de conteúdo que deseja partilhar.  

Em seguida, iremos fazer uma breve descrição das plataformas mais conhecidas e da sua potencialidade, numa estratégia de marketing digital. 

Facebook 

O Facebook é a rede social mais conhecida e utilizada no mundo, com mais de 1,4 mil milhões de utilizadores. Ele é muitas vezes referido como tendo um “propósito geral”. Ou seja, é uma plataforma onde os utilizadores se conectam, interagem e partilham uma grande variedade de conteúdos e informações.  

Devido à sua extensa gama de funcionalidades, destaca-se como uma rede social extremamente versátil, capaz de conectar pessoas de diferentes partes do globo. Esta característica, contudo, embora seja uma vantagem, pode também complicar a tarefa de identificar e alcançar o público-alvo adequado para alguns tipos de negócio. 

Assim, uma boa prática de marketing no Facebook é apostar no Meta Ads (antigo Facebook Ads). Ele permite-lhe uma segmentação mais precisa do público-alvo, para que o perfil seja visto por pessoas com interesse no seu ramo de atividade. 

Instagram 

O Instagram é a mais preferida de todas, atingindo, atualmente, 29% da população, em pouco menos de 13 anos de existência. Conhecida por ser uma rede de “imagens”, é uma opção interessante para quem trabalha o B2C, funcionando como uma montra para os produtos. 

Tal como o Facebook, permite que os utilizadores partilhem conteúdo visual e interajam uns com os outros através de gostos, comentários e partilhas diretas. Oferece, ainda, várias ferramentas de negócios para empresas; como perfis comerciais que vinculam anúncios e métricas intuitivas sobre o desempenho das publicações. 

Além disso, sabe-se que 62,7% dos utilizadores do Instagram seguem ou pesquisam por marcas e produtos na App, de acordo com o relatório da Kepios. Sendo, então, possível alcançar uma boa conversão através de campanhas de marketing no Instagram. 

Twitter/’X’ 

O Twitter deixou de ser Twitter e é, atualmente, o ‘X’ (mudança ocorrida a 23 de julho de 2023), uma plataforma social baseada em microblogging. Mas o que isto significa? Os utilizadores partilham mensagens curtas, chamadas de “tweets” (agora, “posts”) que podem ter, no máximo, 280 caracteres. 

Nele, o formato é rápido e conciso. As partilhas podem ir desde pequenos pensamentos, a notícias, links, imagens e vídeos. Quem tiver uma conta aberta, pode seguir outras contas para ver atualizações no feed e/ou vice-versa. 

Estranhamente, o Twitter/’X’ não teve o mesmo êxito em Portugal, sendo que apenas 21,8% da população estão na plataforma, se comparado com outros países. Contudo, não deve ser descartado como opção, uma vez que não existe um formato igual no mercado. 

LinkedIn 

Esta plataforma tem um foco: a área profissional. Foi criada para permitir aos profissionais estabelecerem conexões e partilha de informações relacionadas à carreira, assim como a exploração de oportunidades de emprego. 

Por isso, o seu LinkedIn deve ser uma representação online do seu currículo e experiência profissional. É uma excelente opção para quem trabalha o B2B – onde estão 65 milhões de decision makers e 58 milhões de empresas listadas – segundo as estatísticas

Uma das grandes oportunidades que esta rede social oferece é a hipótese de escrever e partilhar artigos longos ou tópicos relacionados com a área de trabalho, demonstrando, assim, o seu foco de expertise. 

YouTube 

O YouTube é, simultaneamente, uma rede social e um motor de pesquisa, sendo o segundo maior mecanismo de busca do mundo, logo a seguir ao Google. Nele, os utilizadores carregam, assistem, partilham e interagem com uma ampla variedade de vídeos, que incluem entretenimento, tutoriais e conteúdo informativo. 

A plataforma é extremamente simples e intuitiva de usar. Esta facilidade de utilização permitiu que, num abrir e fechar de olhos, centenas de criadores de conteúdo e empresas identificassem uma oportunidade neste formato. Assim, surgiram os conteúdos em vídeo que, hoje em dia, são a forma de conteúdo mais popular.  

Importa também salientar que o YouTube é uma plataforma aberta a todos. Qualquer pessoa, mesmo sem ter uma conta, pode assistir a vídeos livremente (embora não possa interagir, gostar e comentar os conteúdos). 

WhatsApp 

O WhatsApp é a terceira rede social mais usada em Portugal, principalmente para a troca de mensagens e comunicação. No entanto, a sua inclusão numa estratégia de marketing pede alguma reflexão.  

Em primeiro lugar, é preciso ter a certeza de que o cliente ou potencial cliente deseja ser contactado através do WhatsApp, conforme o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD). Pode ser útil como meio de fornecer informações sobre compras e esclarecer dúvidas sobre o uso de produtos ou serviço adquirido. 

TikTok 

O TikTok surgiu como um concorrente do YouTube, porém com uma abordagem distinta. Os vídeos de curta duração conquistaram os utilizadores, e em 2023, esta plataforma tornou-se a rede social mais valiosa do mundo, alcançando um valor de mercado de 65 mil milhões de dólares

Deste modo, investir no TikTok pode ser benéfico para as empresas que atendem ao perfil de utilizadores desta rede social. Além dos vídeos curtos, e tipicamente humorísticos, há também a oportunidade de colocar “Ads” para aumentar o alcance das publicações. 

Como fazer a Gestão de Redes Sociais? 

Só é possível uma Gestão de Redes Sociais eficaz, quando estão claramente definidos os objetivos da empresa, o público-alvo e as boas práticas a adotar. Caso contrário, estará apenas a perder tempo e dinheiro sem obter resultados. 

1- Conheça o público e a persona 

Para quem estamos a falar? Quem são os nossos clientes ou leads? Descubra como as pessoas chegam até si, quais são os melhores canais e o tipo de conteúdo que estão a dar melhores resultados. 

2- Defina os objetivos 

O que pretende atingir com a Gestão de Redes Sociais? Pode ser melhorar o tráfego do website, aumentar o reconhecimento da marca ou outro. Analise os pontos fortes e fracos da comunicação nas redes do seu negócio, veja o que está a resultar para a concorrência e aplique o que aprendeu. 

3- Trabalhe na abordagem 

Adeque a comunicação à demografia, estatuto e qualificação do público. Tipicamente, um público jovem interessa-se por uma linguagem mais leve e com gírias com sentido que chamam a atenção. Por outro lado, o público sénior já é mais exigente e pede uma linguagem mais cuidada.  

4- Produza conteúdos relevantes 

Os conteúdos são a ponte que ligam as pessoas às marcas, solucionam problemas e criam novos relacionamentos. Por isso, é interessante mapear o funil de vendas para criar conteúdos que atendam ao topo, meio e fundo de funil. Assim, deixará uma boa impressão da sua marca na mente do consumidor. 

5- Mantenha a consistência 

Manter a consistência é muito importante. Isto é, publicar regularmente e analisar os resultados obtidos, sempre que possível. Estas são ações fundamentais para uma boa Gestão de Redes Sociais. 

6- Explore novos horizontes 

As Redes Sociais estão sempre a inovar e, consequentemente, hão de haver sempre novos recursos que pode explorar e, talvez, investir na sua estratégia de marketing. Por exemplo, o Instagram traz bastante novidade com foco nos stories e reels. 

7- Interaja com os seguidores 

Se não estamos a interagir com os seguidores, fazemos apenas metade do trabalho. Procure sempre responder a comentários e pense até em publicações que estimulem mais comentários e reações. 

Quais são as melhores métricas para a Gestão de Redes Sociais? 

Ter presença nas Redes Sociais e publicar bons conteúdos é importante. Porém, na tomada de decisões, as métricas são quem vão ter mais peso. Para uma boa Gestão de Redes deve, então, considerar as seguintes métricas: 

Descubra quais as métricas mais importantes para a Gestão de Redes Sociais. Saiba mais no artigo: "O que é Gestão de Redes Sociais e como fazer?" da Brand by Difference.
  • Envolvimento/Engagement; 
  • Alcance; 
  • Impressões; 
  • Taxa de Cliques; 
  • Sentimento; 
  • Conversão. 

Como escolher as melhores ferramentas para a Gestão de Redes Sociais? 

A Gestão de Redes Sociais torna-se mais eficiente, quando dispomos das ferramentas adequadas para otimizar o nosso trabalho. Para ajudá-lo(a) a encontrar a melhor solução que se adequa a si, deixamos aqui algumas sugestões: 

  • mLabs: Entre várias outras funções, permite criar e agendar publicações, emitir relatórios e responder a mensagens privadas. 
  • Canva: Permite editar imagens e vídeos, com recursos fáceis de usar e diversos templates para cada tipo de post. 
  • CapCut: É uma ferramenta para edição de vídeos e reels, disponível para mobile e desktop. 
  • Google Alerts: Permite configurar alertas por e-mail para determinadas keywords que pretende acompanhar. 
  • Keyword Magic Tool: Esta ferramenta da SemRush permite consultar, recolher e acompanhar as keywords mais relevantes que servirão como tópicos para a criação de conteúdos. 
  • Meta Hastags: Mostra as hashtags relacionadas e os posts publicados com elas. 

Com uma boa Gestão de Redes Sociais é sabido que se promove a identidade de uma marca, geram-se leads e impulsionam-se vendas que, consequentemente, vão gerar receita.  

Se precisar da nossa ajuda, na Brand By Difference, estamos inteiramente ao seu dispor. Entre em contacto connosco! 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Send this to a friend