Adobe Flash o fim anunciado

O que é o Adobe Flash?

O Adobe Flash é um software para desenvolver animações e websites de uma forma interativa.
O seu website está desenvolvido em Flash? Se não sabe verifique aqui.

Primeiro, um bocadinho de História…

O Adobe Flash foi inicialmente desenvolvido pela macromedia, mas hoje faz parte dos softwares da Adobe. No final da década de 90 e início dos anos 2000, esta foi uma das ferramentas mais utilizadas para o desenvolvimento de websites. À época, era uma das ferramentas mais adoradas, mas esse “amor” acabou por desvanecer até tornar-se numa das ferramentas mais “odiadas” para o desenvolvimento de websites.

Gráfico sobre o decréscimo de uso de flash nos sites
font: https://w3techs.com/technologies/details/cp-flash/all/all

Porque é que o Adobe Flash foi desaparecendo?

  • Um dos principais motivos foi a incompatibilidade com os dispositivos móveis. Steve Jobs defendeu que o Adobe Flash ficou para trás por ser uma ferramenta só do tempo dos PCs, e não ter dado a devida importância aos dispositivos móveis, compatibilizando-se com o futuro.
  • Não é uma tecnologia aberta, ou seja, o seu código não está disponível.
  • O Adobe Flash é considerado uma das plataformas web mais vulneráveis. Ou seja, é extremamente suscetível a ataques por parte de hackers.
  • Um dos outros grandes problemas do Flash é o SEO (se ainda não sabe o que é o SEO leia este nosso artigo).
  • O Adobe Flash é mau para o SEO, porque o conteúdo do website não é lido pelos motores de busca, logo eles não sabem do que trata o website. Imagine atravessar um quarto que não conhece no escuro.

E para quando está o fim anunciado?

Alguns dos principais navegadores – Google Chrome e o Microsoft Edge – anunciam que vão suportar esta tecnologia até ao fim de 2020. Depois desta data, prevê-se que deixe de conseguir ver websites em Flash.

Mas, tenha em atenção que hoje o Google Chrome e o Mozilla Firefox já bloqueiam os websites em Flash, exigindo uma autorização para que o utilizador possa ver o website.

Print screen de flahs bloqueado no google chrome
Print screen de flahs bloqueado no firefox

O que deve fazer?

Deve pensar, rapidamente, em atualizar o seu website para uma tecnologia mais recente, para que possa continuar a existir no mundo virtual e para que a sua página web possa ser indexada pelos motores de pesquisa.

Uma dica: opte por um CMS open source e que seja utilizado pela maior parte da internet. 

Fale connosco e saiba como o podemos ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *