Criação de sites & Marketing Digital – Buyer Personas o seu cliente ideal

Por que é que na criação do website para a sua empresa é importante descrever o cliente ideal como aquilo a que o marketing digital chama de buyer personas?

O que é uma buyer persona?

Uma buyer persona é o seu cliente ideal, aquele que contribui de forma mais positiva para o desenvolvimento do seu negócio. Por isso, alguns autores definem as buyer personas como o coração do marketing e comunicação. Como são as buyer personas que trazem mais recursos, ou seja, os seus principais clientes, elas devem ser bem estudadas, identificadas e descritas.

Do resultado deste estudo, é realizada uma representação semifictícia, honesta e real, de forma a ajudar as equipas a entenderem exatamente quais são as “dores” e as necessidades do seu cliente, ajudando-as a comunicar de forma eficiente com ele.

Conhecer ou não a sua buyer persona é a diferença entre desenvolver projetos de comunicação, ou de marketing de forma eficiente, ou desastrosa.

O que é que isto significa?

Significa que, se conhecer a sua buyer persona, entenderá profundamente as necessidades do seu cliente, o nível de relacionamento e os níveis de empatia dispararão na medida em que a orientação da equipa é mais assertiva na concretização dos objetivos do seu cliente, sejam eles:

  • melhorar um processo de gestão no seu negócio;
  • criar um novo produto;
  • conhecer o mercado e ajudá-lo na internacionalização;
  • apoiar os diretores na apresentação de soluções eficazes, etc.

Para além de ser mais eficiente com o seu cliente, a sua equipa melhorará o pitch de vendas e o alinhamento à cultura da empresa graças a uma melhor e maior organização.

Mas para a criação do website do seu negócio deve conhecer a sua buyer Persona?

Sim.

Ajudará a:

Criar relações impactantes

O website deve criar uma relação com o seu cliente. Quando possui informação sobre o seu cliente é mais fácil envolvê-lo numa experiência otimizada para ambas as partes, para si e para ele.

Todos os componentes do site, incluindo o design, as mensagens, o conteúdo, as ofertas, os call to action, serão otimizados especificamente para os seus clientes e até de acordo com determinado tipo de segmento.

Uma das empresas que soube fazê-lo muito bem é a Hire Level. Repare como, de forma simples, eles ajudam duas personas distintas no ponto de contato com a web através do seu website. São imediatamente identificadas duas personas que, dependendo do que procuram, são direcionadas para o sítio certo. O ‘design’ do website tem uma abordagem personalizada a cada uma das suas buyer personas.

A Hirelevel é uma empresa de recrutamento que ajuda os parceiros a recrutar capital humano potencial e vice-versa.

Manter o Foco

Ter as buyer personas presentes ajuda-nos a focar. Muitas vezes é difícil separar os factos das opiniões quando falamos no redesign do website. É importante que o website esteja orientado para agradar à sua audiência. Não corra o risco de desenhar um website que vá ao encontro das suas preferências e não das da sua audiência. Tenha especial cuidado com o conteúdo incorporado no seu website. O copy, o conteúdo da mensagem no seu website, será diferente se a sua buyer persona for um adolescente ou um executivo.

Analisar os seus clientes

Com tudo montado, e as ferramentas de análise incorporadas no seu website, pode analisar a navegação da sua audiência. Com esses dados terá ferramentas e informação para criar maior empatia através da produção de peças de marketing e conteúdos que criem ressonância, ajudando o seu cliente a tomar decisões durante o processo de compra. Uma jornada documentada do seu cliente apoia-o na estratégia de orientação dos seus clientes, desde a fase da consciencialização, até à fase da decisão de compra.

Leads nutridos aumentam, em média, até 20% de oportunidades de vendas do que leads não nutridos.

Posicionar-se (à frente)

Os websites desenhados com as suas personas em mente superam os websites genéricos, maioritariamente usados pela concorrência. Irão destacar-se pela estrutura e conteúdo que deixará de ser genérico para ser direcionado. Avalie o seu website e o da sua concorrência usando os olhos do seu cliente e desenvolva uma análise crítica do seu posicionamento competitivo.

Alcançar consistência através da organização

Um negócio pequeno, médio ou grande tem muitas partes móveis. Definir a sua buyer persona vai assegurar consistência. Todos os departamentos devem pensar nas mesmas características quando uma persona é mencionada. A definição da buyer persona é uma ferramenta universal que deve ser usada pelas pessoas chaves do seu negócio. Esta consistência traz para os seus clientes uma relação universal e personalizada.

Resumindo, o desenvolvimento de buyer personas para o seu website, cria (ROI) Retorn on Internet | Return on Investment que é aquilo que procura, certo?

A hubspot afirma que, em média, a consideração das personas na criação do seu website pode torná-lo até 5 vezes mais efetivo e intuitivo.

Estamos prontos para ajudar. Ligue-nos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *