O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de técnicas que têm como objetivo potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados dos motores de pesquisa, aumentando assim a sua quantidade de tráfego orgânico.

O SEO é uma das principais estratégias de marketing digital e alcançar um bom posicionamento nos motores de pesquisa é o desejo de qualquer profissional de marketing digital que pratique SEO. 

As estratégias de SEO permitem à sua página ganhar autoridade de mercado, receber mais visitantes e assim aumentar as conversões. No fundo o SEO é um conjunto de ações destinadas a melhorar a posição de uma página nos resultados de pesquisa dos motores de busca para os termos específicos dos diferentes tipos de utilizadores.

Embora o conceito de SEO seja conhecido pela maioria dos utilizadores da Internet, poucos são os que conhecem a sua definição e o seu funcionamento.

Para que seja possível entender, aprofundadamente, o funcionamento do SEO é necessário, primeiramente, conhecer alguns conceitos inteiramente relacionados.

Motores de pesquisa

Os motores de pesquisa são sistemas formados por uma série de algoritmos que têm a função de rastrear, indexar e rankear os conteúdos da web para exibi-los de maneira ordenada nas pesquisas realizadas pelos utilizadores.

Embora o objetivo final, de qualquer motor de busca, seja oferecer as melhores respostas de pesquisa no mais reduzido espaço de tempo, aos utilizadores, atualmente, o motor de pesquisa que mais se destaca é o Google.


como funcionam os motores de busca

Como funcionam os motores de pesquisa

Os motores de pesquisa funcionam, basicamente, em três etapas:

Crawling: Primeiramente, os motores de pesquisa rastreiam os conteúdos da web, usando as spiders ou robôs que percorrem toda a Internet em busca da informação que é pretendida. Estes robôs seguem os caminhos apontados pelos links, em busca de novas páginas e de maneira a manter todo o conteúdo recolhido atualizado.

Indexação: Na sequência, os dados recolhidos são indexados, ou seja eles vão para o índice do motor de pesquisa. Após a recolha da informação, os motores de pesquisa criam uma base de dados, onde é indexado todo o conteúdo da web recolhido.

É aqui que as páginas ficam organizadas de acordo com as informações recolhidas no rastreamento, como o tempo de carregamento das páginas e as principais palavras-chave.

Rankeamento: Os processos de rastreamento e de indexação acontecem a toda a hora. A spider está sempre em funcionamento, ao redor da Internet, para encontrar e organizar os conteúdos da web e para manter os dados, já indexados, atualizados. 

Mas a verdade é que a ordem pela qual toda esta informação é apresentada nas pesquisas dos utilizadores é definida no momento do rankeamento. 

O rankeamento acontece sempre que é feita uma pesquisa nos motores de pesquisa, e é nesta fase que se concentram os esforços de SEO.

De acordo com a palavra-chave usada pelo utilizador, no momento da pesquisa, o motor de pesquisa rapidamente vasculha o seu índice à procura das páginas que coincidem com os termos pesquisados e que respondem à dúvida do utilizador.

A classificação, então, é definida pela melhor correspondência de palavra-chave, em conjunto com uma série de fatores de rankeamento que compõem o algoritmo de pesquisa. 

O principal objetivo é oferecer, ao utilizador, uma melhor experiência e, consequentemente, melhorar o posicionamento das páginas nos motores de pesquisa.

Porque é tão importante melhorar a posição do seu website nos motores de pesquisa?

A verdade é que, dificilmente, um utilizador vai para a 2ª página dos resultados de pesquisa, de qualquer motor de busca, para encontrar as informações que necessita. O mais provável é que o utilizador visite os primeiros resultados de pesquisa que lhe são apresentados, ignorando assim os que ficam nas seguintes páginas.

“O melhor local para se esconder um cadáver é na segunda página de resultados do Google!”

Fatores importantes que trabalham o posicionamento SEO

Os fatores a serem trabalhados e que afetam a posição de uma página nos motores de busca podem ser divididos em dois grupos de fatores: 

  • Off- Page
  • On- Page
seo-search-engine-optimization

 Fatores de otimização externos (Off-Page)

Os fatores externos, consistem em otimizar a autoridade da sua página diante dos utilizadores e de outras páginas, no fundo são elementos fora da página (website) que mostram se ela é uma referência, 

Os métodos de otimização externos são essenciais para a qualidade e para a criação de número de backlinks da sua página.

Algumas das possíveis técnicas de SEO Off-Page são:

  • Utilização de serviços externos;
  • Publicações externas;
  • Uso das redes sociais;
  • Criação de blogs;
  • Notícias e comunicados.

Fatores de otimização interna (On-Page)

Os fatores on-page, por sua vez, são todos aqueles que estão, especialmente, relacionados com a estrutura interna das páginas, ou seja, como o próprio nome indica, são fatores dentro da página. 

São estes fatores que determinam a forma como os motores de busca entendem o conteúdo da página, a sua relevância e, principalmente, com quais  pesquisas esses conteúdos estão relacionados, quando um utilizador realiza uma pesquisa no Google, ou em qualquer outro motor de pesquisa.

Dentro destes fatores internos podemos destacar:

  • Performance técnica;
  • Conteúdo;
  • Título e Meta Descrição;
  • Heading Tags;
  • Imagens;
  • URL’s.

Performance técnica (SEO Técnico)

O SEO técnico é um conjunto de otimizações relacionadas à estrutura interna de uma página. A intenção, principal, é que as páginas se tornem mais rápidas, compreensíveis, rastreáveis e indexáveis, para que seja possível que, os restantes fatores essenciais à estratégia de SEO, funcionem.

Conteúdo

O conteúdo é, provavelmente, o fator mais importante para alcançar o sucesso da sua estratégia de SEO.

É fundamental certificar que o conteúdo da sua página se encaixa na intenção de pesquisa dos seus leitores e que a qualidade e a fácil interpretação estejam asseguradas.

Palavra-chave

A utilização de determinada palavra-chave ao longo do conteúdo, facilita a exibição da sua página como resultado de pesquisa, quando a mesma é introduzida no motor de busca pelo utilizador como forma de pesquisa. Contudo o uso da palavra-chave selecionada deve ser controlado, uma vez que o seu excessivo uso pode gerar consequências para a sua página – keyword stuffing.

 Introdução

Uma boa introdução deve fazer duas coisas:

  • Convencer o leitor a continuar a sua leitura;
  • Introduzir o tópico.

 Parágrafos curtos

Cada parágrafo deve formar uma única unidade temática e deve ser claramente separado dos outros com espaços em branco.

Parágrafos curtos tornam o seu conteúdo mais fácil de ler e de ser interpretado.

Transições

As palavras de transição são importantes para relacionar diferentes parágrafos e ligar pensamentos ou ideias. 

Embora, sejam fundamentais as palavras de transição não devem ser adicionadas em todas as frases e devem ser devidamente conhecidas para que seja assegurado o seu correto uso.

Título e Meta Descrição

O título da página (ou “title”) não é necessariamente o mesmo do artigo. Na verdade, o título refere-se a uma propriedade do código HTML (o <title>), identificada pela frase que aparece na aba do navegador ou na página de resultados do motor de busca.

A meta descrição (ou meta description) tem como objetivo convencer o leitor a clicar no link e visitar a página. É fundamental criar uma meta descrição chamativa, interessante, informativa e curiosa. 

É importante lembrar que o texto incluído na meta descrição não tem que ser, obrigatoriamente, exibido no conteúdo da sua página.

Heading Tags

As heading tags servem para apresentar aos robôs (e aos utilizadores) uma estrutura lógica das informações das páginas. Devem ser atrativas, exatamente porque são descritivas, e informativas. 

Deve haver uma hierarquização, de acordo com a especificidade do conteúdo a ser desenvolvido ao longo da página, incluindo a utilização de H2, H3 e assim por diante. 

Por serem considerados textos em destaque na página, é importante tentar encaixar, principalmente no H1, as palavras-chave que estão a ser exploradas no conteúdo.

Imagens

Todas as imagens de uma página devem ter um texto alternativo (ou alt text). É o uso do texto alternativo que auxilia os motores de pesquisa a entender o que a imagem representa.

Usar a palavra-chave neste campo também ajuda no posicionamento orgânico do seu conteúdo, reforçando aos motores de pesquisa o contexto pelo qual a imagem está inserida.

URL’s

Um outro elemento pelo qual a spider dos motores de busca faz a varredura de palavras-chave é através do próprio endereço da página.

Portanto, é essencial que a sua URL seja descritiva e que contenha a palavra-chave selecionada.

Quais os fatores que podem prejudicar o posicionamento da sua página?

O Marketing Digital está em constante evolução e mutação e isto obriga a que, os profissionais e as empresas de SEO, dediquem uma especial atenção tanto aos fatores positivos como aos fatores negativos de o que é SEO.

Depois de conhecidos os fatores mais importantes na sua estratégia de SEO, é hora de ficar a conhecer alguns dos fatores que podem afetar, de forma negativa, o posicionamento da sua página nos resultados de pesquisa dos motores de busca. 

Entre os mais importantes estão:

  • Keyword stuffing;
  • Conteúdo duplicado;
  • Respostas do servidor incorretas;
  • Número excessivo de links pouco naturais;
  • Páginas que levam muito tempo a carregar;
  • Uso excessivo de palavras de transição;
  • Entre outros.

SEO Local

O SEO local consiste na criação de estratégias de otimização dos motores de busca, com o objetivo de destacar o seu negócio nas pesquisas locais. 

Através das estratégias de SEO local é possível melhorar o posicionamento orgânico da sua empresa e atrair utilizadores que estão a pesquisar por soluções na sua região.

mapa-seo-local

Checklist SEO Local

1 – Otimize o seu site

  • Crie uma página de contacto com morada e telefone;
  • Adicione um mapa com a sua localização;
  • Inclua o nome da cidade ou região no título e na descrição da página;
  • Tenha um site responsivo, pois cada vez mais as pesquisas locais são feitas através de smartphones.

2- Produza conteúdo local

  • Selecione uma keyword local;
  • Inclua notícias e acontecimentos locais;

3- Crie conta no Google My Business

Esta ferramenta é gratuita e facilita que a sua empresa seja encontrada pelos utilizadores. Através do Google My Business, dados como morada, direções, telefone e site são exibidos na Pesquisa do Google e no Google Maps.

Esta funcionalidade é ainda mais importante quando se trata de negócios locais. Conforme a pesquisa e a localização do utilizador, o motor de busca mostra as empresas mais próximas que podem resolver o problema.

Postar fotos, responder aos comentários e descobrir como as pessoas pesquisaram o negócio são outras vantagens oferecidas por esta plataforma.

Ferramentas de SEO

À medida que as empresas vão investindo em SEO, surge a necessidade de tornar os processos realizados nessa estratégia mais acessíveis e práticos.

É nesse sentido que cresce a necessidade do uso de ferramentas. Estas ferramentas ajudam a automatizar diversas tarefas manuais que acabam por ocupar muito tempo e por dificultar a priorização de atividades mais estratégicas.

Conheça aqui 5 das ferramentas de SEO mais utilizadas:

1- Google Search Console;

2- SEMrush;

3- Yoast SEO;

4- Google Keyword Planner;

5- Google Trends.

Quais são então as vantagens do SEO?

1- Democratização do acesso a utilizadores e visitantes

Através de estratégias de SEO é possível gerar conteúdo orgânico aos utilizadores, sem recorrer a anúncios pagos.

2- Aumento do tráfego do seu site

O tráfego orgânico é ampliado quando as estratégias de SEO são usadas corretamente e geram um melhor rankeamento ao seu site.

Quanto melhor estiver posicionada a sua página, mais cliques irá receber, o que levará a um aumento do tráfego do seu site.

3- Tráfego qualificado

Para além de gerar mais tráfego orgânico, o SEO é capaz de gerar mais tráfego qualificado. Isto porque quando um utilizador faz a sua pesquisa no Google, ou em qualquer outro motor de busca, ele está interessado, particularmente, no tema que procura.

Então, se a sua página tiver a resposta ao que este utilizador procura é mais provável que ele engaje com o seu conteúdo e se torne num potencial cliente.

4- Aumento da autoridade da marca

Existem dois tipos de resultados de pesquisa: orgânico e pago.

Quando uma página aparece nas primeiras posições de resultados orgânicos, dos motores de pesquisa, o seu conteúdo confere mais credibilidade do que os resultados pagos.

5- Auxílio no funil de vendas

Quando um utilizador faz uma pesquisa na internet ele pode estar a considerar uma compra, dependendo do conteúdo que obtiver como resultado de pesquisa ele irá decidir se concretiza ou não essa compra.

Por isso, produzir conteúdo relevante pode ter um forte impacto nas suas vendas.

6- Retorno contínuo e a longo prazo

 Diferentes das estratégias de Ads, que são interrompidas quando são pausadas, uma das grandes vantagens das estratégias de SEO é que permitem que a sua empresa continue a receber retorno após o fim do investimento, ou seja, a sua página continuará a ser rankeada nos motores de pesquisa. Embora seja necessário garantir a sua manutenção para obter bons resultados a longo prazo.

7- Melhora a taxa de conversão

Páginas otimizadas com “O que é SEO?” são mais rápidas e mais fáceis de interpretar, por isso atraem e retém mais visitantes.

Podemos então afirmar que o SEO é uma estratégia de elevada importância na determinação do sucesso do seu site e consequentemente no sucesso da sua empresa.

8- Vantagem competitiva

Quando escolhe trabalhar a estratégia de SEO da sua empresa, para se posicionar na primeira página do Google, com certeza que o seu concorrente irá fazer o mesmo. Portanto quando coloca esforços para implementar a sua estratégia de SEO, para se posicionar, alguém vai descer. 

No fundo, o SEO é um desafio constante, que necessita do domínio de algumas das melhores práticas e técnicas, para que seja implementada uma estratégia de sucesso. 

Conclusão

Agora, que o conceito de “O que é SEO?” já lhe é familiar e que já conhece as vantagens que esta ferramenta pode proporcionar ao seu negócio, está na altura de a implementar nas suas estratégias digitais.

Se procura o parceiro ideal para garantir o sucesso das suas estratégias de SEO entre em contacto connosco ou peça-nos uma análise de SEO gratuita!

Na Brand by Difference, contamos com uma equipa especializada e dedicada a garantir o sucesso da sua empresa nos canais digitais!

Fale connosco e deixe-nos posicionar a sua empresa no topo dos resultados de pesquisa do Google!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *