Para que serve o Marketing Digital?

Antes de explicarmos para que serve exatamente o Marketing Digital, e os princípios a ele associados, convém relembrarmos, resumidamente, o que é o Marketing Digital.

Como explicámos no nosso último artigo, este conceito, que surgiu no início dos anos 2000, não é mais que a adaptação dos princípios de Marketing aos negócios online.

Através da exploração de alguns termos-chave, como SEO, Persona, Funil de Vendas, ou Lead, as empresas pretendem criar uma relação mais próxima com os seus clientes (e potenciais clientes). Recorrendo aos diversos canais digitais, como websites, blogs, redes sociais ou e-mail, as marcas identificam os problemas ou desejos dessas pessoas, apresentando-lhes soluções.

No fundo, o Marketing Digital promove serviços ou produtos nos meios digitais, através de uma comunicação direta e personalizada.

Quais as vantagens do Marketing Digital?

O Marketing, no geral, e o Marketing Digital, especificamente para a internet, são indispensáveis para alavancar todo e qualquer negócio. Não se engane: quer se trate de uma pequena, média, ou grande empresa, todas as marcas precisam de marketing para serem bem-sucedidas.

O Marketing Digital serve, no fundo, para aumentar o fluxo de vendas das empresas assim como o número de novos clientes. Quando aplicados corretamente, os princípios do Marketing Digital ajudam a sua empresa a crescer e a posicionar-se de acordo com os seus objetivos. Além disso, uma boa estratégia de Marketing Digital vai ajudá-lo a fidelizar clientes. Lembre-se de que o Marketing Digital aposta numa comunicação mais personalizada e direcionada, que ajuda a implantar a marca na cabeça do consumidor. Ou seja, no fundo, o que o Marketing Digital vai fazer é ajudá-lo a maximizar lucros.

Como já deve ter percebido, o crescimento da internet trouxe muitas mudanças dentro dos negócios e, sobretudo, na forma como se faz marketing. O que é certo, é que esta nova forma de trabalhar as marcas junto dos consumidores traz inúmeras vantagens:

I. Interatividade

Uma das maiores vantagens do Marketing Digital é a interatividade. Nunca no Marketing tradicional foi possível criar uma proximidade tão grande com o consumidor. Na era do digital, a estratégia das empresas foca-se muito mais na experiência do cliente, assim como na sua jornada de compra, do que propriamente no produto.

A comunicação é direcionada e personalizada, e as marcas criam campanhas e ações que aumentam a interação com o consumidor.

II. Direcionamento

Com o Marketing Digital, as empresas apostam em ações para atrair e angariar as pessoas certas. Ou seja, as marcas percebem qual o perfil do seu consumidor e criam conteúdo direcionado para esse potencial cliente. Acredite, se conhecer bem o seu o público vai ser muito mais fácil conquistá-lo.

III. Análise e mensuração

Hoje, com o Marketing Digital, é muito mais fácil as empresas terem acesso a dados fidedignos que lhes permitem perceber onde podem melhorar a sua estratégia. Na era do digital tornou-se, finalmente, possível perceber (e medir) se a nossa ação de marketing convenceu um cliente a comprar o nosso produto ou serviço.

A obtenção e análise de dados é absolutamente indispensável para uma melhoria contínua da estratégia da sua empresa.

IV. Mais oportunidades para a sua empresa

O Marketing Digital trouxe uma vantagem gigantesca para as empresas: a diminuição das distâncias. Hoje, qualquer empresa pode estar em qualquer parte do mundo e todos ganham! Ganham os consumidores, porque aumenta o leque de ofertas, e ganham as empresas porque têm potenciais clientes em toda a parte.

Fique atento às nossas próximas publicações! Queremos ajudá-lo a desenhar a estratégia certa para a sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *