Como Fazer Um Plano de Marketing Digital?

Ter um plano de marketing digital é estar um passo à frente da concorrência. Isto por ser verdade, é tão válido para PMEs (pequenas e médias empresas) como para grandes multinacionais: estar online é uma exigência do mercado atual! 

Esta realidade deve ser encarada não como um fardo, mas sim como uma oportunidade. Uma oportunidade para fazer o seu negócio crescer, ser notado e distinguido, num mundo cada vez mais tecnológico e virtual.

Da evolução do marketing tradicional para o digital, ocorreu o boom da internet. Contudo, muitas empresas não estão (ou não sabem como) aproveitar todo o seu potencial. Se este for o seu caso, então está na altura de criar um plano de marketing digital!

O que é um plano de marketing digital?

Como o próprio nome sugere, no “plano de marketing digital” consta a sequência de ações e estratégias no digital. É, portanto, um documento escrito que permite tornar a sua marca ou empresa reconhecida e escolhida pelo seu público-alvo.

Entre um plano de marketing digital e marketing tradicional, a diferença está no meio de divulgação. Enquanto o primeiro opta pelos meios de comunicação tradicionais – jornais, revistas, outdoors – o segundo aplica os mesmos princípios ao digital.

Portanto, é no plano de marketing onde estão os passos necessários para alcançar os objetivos de marketing (pré-determinados). Contudo, é necessário destacar a importância de alguns passos, indispensáveis, para fazer um plano de marketing digital de sucesso.

Plano de Marketing Digital: Como Fazer em 5 Passos?

Agora que entendemos qual é a função de um plano de marketing digital, está na altura de passarmos da teoria à prática.

Desenhar um plano exige, sem dúvida, uma boa dose de dedicação e tempo investido. Contudo, é uma etapa necessária para alcançar os resultados que desejamos. 

Para auxiliar nesta tarefa, iremos rever os 5 passos essenciais para fazer um plano de marketing digital de sucesso.

1- Análise e diagnóstico

Não podemos começar a construir uma casa pelo telhado. Da mesma forma, não podemos começar um plano de marketing digital sem conhecer bem a empresa – a sua missão, visão, valores, serviços e produtos. 

Ainda mais importante, devemos questionar: “quem são os nossos concorrentes?”; “o que estão a oferecer?”. Fazer uma pesquisa de mercado e uma análise da concorrência permitir-nos-á tomar decisões mais informadas no futuro, identificar oportunidades de negócio e a fortalecer a nossa proposta de valor.

De seguida, é necessário avaliar a presença digital da empresa. Como estão as redes sociais? O site está atualizado e otimizado para SEO? Existe uma estratégia de conteúdo? Todas estas questões devem ser respondidas nesta fase.

2- Definição de objetivos

Ter objetivos concretos irá guiar todas as ações no plano de marketing digital. São eles que vão determinar o sucesso ou fracasso da estratégia. Por isso, estes devem ser SMART e estar alinhados com a realidade da sua empresa ou negócio.

Specific (Específico). As metas devem ser específicas, ou seja, claras e precisas. Isto permite que possamos focar no que realmente importa e direcionar os esforços de forma eficaz.

Measurable (Mensurável). Devemos estabelecer KPIs para que seja possível medir o progresso e os resultados alcançados. Sem mensuração, não conseguimos avaliar a eficácia das nossas ações.

Attainable (Atingível). Estes devem ser realistas e possíveis de alcançar no prazo definido. Metas inatingíveis podem desmotivar a equipa e levar a esforços infrutíferos.

Realistic (Realista). Devemos ter em consideração os recursos disponíveis e o plano de marketing digital. Metas que estão além das capacidades da empresa podem resultar em frustração e desperdício de recursos.

Time-bound (com prazo definido). Por fim, cada objetivo deve ter um prazo estabelecido para ser alcançado. Isto ajuda a criar um sentido de urgência e permite que o progresso seja acompanhado ao longo do tempo.

3- Definição de estratégias

Estabelecidas as metas a alcançar, está na altura de executar. Para definir uma estratégia, devemos ter em consideração o plano de marketing digital e os seguintes fatores:

Segmentação:

As soluções oferecidas pela sua empresa são voltadas para um público com características em comum. Por isso, identificar quem deseja abordar faz toda a diferença no sucesso do seu plano de marketing digital. 

É nesta fase que se cria uma “buyer persona”, uma representação do perfil de cliente ideal.

A persona é o resultado de um estudo aprofundado do público-alvo, reconhecendo as suas características enquanto consumidor, como necessidades, interesses, comportamentos, localização, entre outros.

Posicionamento:

O posicionamento é o local que a sua marca vai ocupar na mente dos consumidores. Por isso, é importante que entenda a sua proposta de valor e o que ela implica.

Através do posicionamento, é possível explicar ao consumidor porque deve escolher a sua marca e não alguma das marcas concorrentes. Isto é, portanto, o que vai diferenciar o seu negócio no mercado.

Implementação das estratégias:

Uma “estratégia online” não é uma estratégia sem um plano de marketing digital. É como tentar navegar num oceano sem um mapa: sabe que tem um objetivo, mas não sabe como chegar lá.

Veja as 10 estratégias de marketing digital para incluir no seu plano de marketing digital:

  • Inbound marketing;
  • Marketing de conteúdo;
  • SEO (search engine optimization);
  • Website;
  • E-mail marketing;
  • SEA (search engine marketing);
  • Redes sociais;
  • Blog;
  • Automação de marketing;
  • CRO (conversion rate optimization);

4- Definição de KPIs

Os KPIs, ou key performance indicators (indicadores-chave de desempenho), são os dados que vão traduzir o sucesso das nossas ações. Ou seja, estes permitem saber se as nossas estratégias estão a obter os resultados esperados ou se é necessário fazer ajustes.

Antes de definir os KPIs, é importante ter em conta os objetivos que quer atingir com o seu plano de marketing digital. Alguns exemplos de KPIs podem ser:

  • Número de visitas ao website;
  • Taxa de conversão (número de vendas / número de visitas);
  • Taxa de abertura e clique em e-mails;
  • Número de seguidores nas redes sociais;
  • Engajamento nas publicações das redes sociais;
  • Tempo de permanência no website;
  • Taxa de rejeição (bounce rate);
  • Custo por clique (CPC);
  • Custo por aquisição;
  • Retorno sobre o investimento;

5- Calendarização de ações

Depois de definidos os objetivos e as estratégias, a última etapa consiste na calendarização das ações. Desta forma, poderá esquematizar os seus objetivos em função de prazos de entrega, de modo a não comprometer o plano de marketing digital.

Numa primeira fase, deverá começar por definir quem são os responsáveis pelos projetos e/ou áreas de atividade, de uma forma geral. Mais tarde, esses responsáveis poderão delegar tarefas mais específicas a outros colaboradores.

Para que o processo de calendarização de ações seja mais prático, deixamos consigo um template do nosso Calendário de Marketing 2024.

Porque devo contratar uma agência especializada?

O marketing digital é uma jornada inspiradora, mas complexa, que exige estudos aprofundados, pesquisas detalhadas e conhecimento prévio. Por isso, confiar na expertise de uma equipa especializada na área, como a BBD, é uma escolha acertada!

Na BBD, acreditamos no seu potencial! Nada é impossível quando há dedicação, estratégia e profissionalismo. Acompanhamos de perto o crescimento dos nossos parceiros e colaboradores para que, juntos, alcancemos o sucesso digital.

Precisa de ajuda com o seu plano de marketing digital? Não hesite, entre em contacto com a BBD! Estamos à sua disposição para lhe oferecer todo o apoio que precisar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Send this to a friend