Unique Selling Proposition, a sua 1ª prioridade em Marketing

A proposta de valor (Unique Selling Proposition) da sua marca é um ativo crítico e deve servir como princípio básico das suas mensagens de marketing. Transmite aos consumidores, colaboradores e investidores aquilo que a empresa oferece de forma exclusiva. Se bem construída, é um manifesto da sua diferenciação no mercado e a ferramenta certa para ajudar o cliente a resolver os seus problemas.

Quatro evidências do poder da Unique Selling Proposition

Quando a proposta de valor exclusiva da sua marca é clara e define exatamente o porquê de estar no mercado e a forma como melhora, simplifica ou transforma a vida das pessoas, a criação de mensagem e conteúdo torna-se muito mais simples, focada e objetiva. 

Simultaneamente, a clarificação do propósito da sua marca reforça a cultura organizacional e o espírito de equipa, alinhando os colaboradores em metas comuns. A produtividade torna-se um objetivo mais realista e tangível. 

Além disso, saber exatamente o que torna a sua marca especial, viabiliza a sua existência no mercado, assegura terreno privilegiado de diferenciação face à concorrência, facilitando a decisão e escolha dos públicos.

Por fim, uma visão clara da razão da sua existência no mercado materializa mais claramente a estratégia de negócio e apoia as decisões críticas como o lançamento de novos produtos, a entrada em novos mercados ou a linha orientadora em matéria de apoios, parcerias e fusões. 

Aprenda a clarificar o que torna a sua marca especial

Seja fiel à sua essência – recupere a história da sua marca. A motivação original de entrada no mercado. Aquilo que, na origem, fundamentava a sua existência e delimitava um diferencial de mercado face ao que a concorrência oferecia. Encontrar a medida certa da sua personalidade, daquilo que motivou o nascimento da sua marca, é essencial para entender e comunicar a sua proposta de valor. 

Considere a opinião e feedback dos seus clientes – quanto mais e melhor compreender os seus públicos, melhor entenderá aquilo que, do seu ponto de vista, são os pontos fortes, fraquezas e oportunidades da sua marca.  Use continuamente a pesquisa de mercado como fonte de melhor compreensão do seu público e da concorrência. E não se esqueça que os seus clientes também estão dentro da empresa.

Defina claramente aquilo que a sua empresa não faz – mais importante do que conhecer profundamente aquilo em que a sua empresa é particularmente produtiva e eficiente, é absolutamente vital saber as áreas que não domina. É fundamentalmente sobre essas que deve atuar, aperfeiçoando, melhorando processos ou externalizando. 

Mantenha a consistência – certifique-se de que em momento algum da sua cadeia de valor se desvia da proposta de valor. As empresas mais bem-sucedidas são as que têm uma missão e visão claras e a capacidade para aplicá-las consistentemente. Articule a sua proposta de valor num parágrafo claro e preciso, e aplique-a cirurgicamente junto dos seus colaboradores, parceiros, clientes e investidores.

Quando as necessidades do mercado estão em perfeita sintonia com a proposta de uma marca, a magia acontece. Comece hoje a alinhar os elementos que devem integrar a sua proposta de valor e lembre-se de que a BBD pode ajudar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *