Como fazer Marketing Digital?

Como já temos vindo a referir, o Marketing Digital é uma prática indispensável para alavancar qualquer negócio na internet. Independentemente do tamanho da sua empresa, para conseguir que a mesma seja bem-sucedida, vai perceber que precisa da ajuda do marketing. O Marketing Digital serve, no fundo, para aumentar o fluxo de vendas das empresas assim como o número de novos clientes.

Quando as marcas aplicam corretamente os princípios do Marketing Digital, têm uma maior possibilidade de crescimento e conseguem posicionar-se de acordo com os seus objetivos. Além disso, uma boa estratégia de Marketing Digital ajuda as empresas a fidelizarem clientes. Recorde-se de que o Marketing Digital aposta numa comunicação mais personalizada e direcionada, sedimentando a marca na cabeça do consumidor. Resumindo, o Marketing Digital vai ajudá-lo a maximizar lucros, ao mesmo tempo que reforça a relação de confiança com clientes reais e potenciais, associado a muitas outras vantagens.

Depois de perceber o que é o marketing aplicado aos negócios online e quais as suas vantagens, convém que entenda como pode aplicar uma estratégia de Marketing Digital.

Estratégias de Marketing Digital

Existem algumas metodologias para aplicar uma estratégia de Marketing Digital, e algumas ferramentas-chave disponíveis para apoiá-lo.

1. O Inbound Marketing

Inbound marketing, ou marketing de atração, é uma metodologia poderosa de aproximação aos consumidores. Partindo das chamadas Buyer Personas, o Inbound Marketing estabelece um canal de comunicação personalizado com os consumidores. O Inbound baseia-se na criação e partilha de conteúdo relevante, especificamente produzido para o público-alvo e definido como estratégico para a marca.

2. Marketing de Conteúdo

Hoje em dia, os consumidores passam horas na internet à procura das melhores soluções para os seus problemas e/ou desejos. Na maioria das vezes, essa procura começa nos motores de busca. Através do Marketing de Conteúdo é possível colocar a sua marca numa posição estratégica durante a jornada de compra do consumidor. Se esta estratégia for bem implementada, vai facilmente chegar às suas personas e atingir o reconhecimento da marca. O Marketing de Conteúdo pode ser executado através de diferentes canais, sendo os mais utilizados o website, o blog e as redes sociais.

  • Website

Ter um website institucional é muito importante para aumentar a credibilidade da marca. Além disso, o seu website vai ajudá-lo a comunicar com os seus clientes através de um canal mais pessoal e também melhorar a sua posição nos motores de busca.

  • Blog

Este é, muito provavelmente, o principal canal do Marketing de Conteúdo. No blog, as marcas podem publicar o que quiserem, quando quiserem, e conseguem ter um canal exclusivamente seu. Além disso, convém sublinhar que os blogs, são uma ótima ferramenta de dinamização e otimização de conteúdo. Isto vai permitir melhorar os rankings da sua empresa nos motores de busca, aumentando a visibilidade do negócio e chegando às pessoas certas.

  • Redes Sociais

Nos dias de hoje, não há canal que proporcione tanta interação como as redes sociais. Através das redes, as marcas conseguem comunicar, influenciar e dialogar com os consumidores com uma rapidez nunca antes vista. Assim, atualmente, ter uma presença estratégica e estruturada em redes como Linkedin, Instagram ou Facebook é absolutamente indispensável.

3. E-mail Marketing

Esta é a estratégia que lhe permite, através do envio de mensagens direcionadas, fortalecer a sua marca, comunicar e vender. Note-se que o E-mail Marketing deve funcionar a partir de uma lista de contactos angariados pela empresa e de acordo com as normativas de RGPD. Dentro do E-mail Marketing existem diferentes tipos de mensagens, sendo que cada uma delas responde a uma necessidade específica.

4. SEO, Search Engine Optimization

Se tem um negócio digital, certamente já ouviu falar do Search Engine Optimization. Este é provavelmente o conceito mais importante do Marketing Digital porque permite às empresas obter resultados orgânicos, ou seja, sem terem de pagar por anúncios. Otimizar as suas páginas significa torná-las tangíveis e identificáveis, o que depende da combinação de alguns fatores de posicionamento. Existem dois grupos fundamentais: SEO On Page e SEO Off Page.

  • SEO On Page: são os fatores que podem ser trabalhados dentro das próprias páginas e que melhoram a experiência do utilizador. Por exemplo, o título, a meta descrição, as tags, os links internos, entre outros.
  • SEO Off Page: os fatores externos também influenciam (e muito!) a experiência do utilizador e o posicionamento da sua página. Neste grupo, incluem-se fatores como o tempo de carregamento do website, a segurança, entre os mais relevantes.

5. SEA, Search Engine Advertising

O SEA, Search Engine Advertising, consiste na criação de anúncios online em diferentes plataformas e formatos (texto, imagem ou vídeo). Entre as plataformas mais conhecidas, destacam-se o Google Ads e o Facebook Ads. Os principais objetivos das campanhas de anúncios pagos são o tráfego ao website e o aumento de notoriedade de marca. SEA e SEO devem ser implementados estrategicamente e de forma sincronizada para uma maior performance e resultados mais sustentáveis para o seu negócio.

Como já deve ter percebido, o Marketing Digital pode ser complexo. No entanto, sem ele, nos tempos que correm, é praticamente impossível subsistir no ecossistema mercado. Por isso, vale a pena apostar numa estratégia estruturada e personalizada. Cada negócio é um negócio, mas todos precisam do marketing para sobreviver.

Uma boa estratégia vai certamente fazer a sua empresa crescer.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *