fbpx

O que é Marketing Digital?

Antes de conhecer o conceito de Marketing Digital é essencial entender, primeiramente, o significado do Marketing.

A Etimologia diz-nos que a palavra Marketing surge da junção da palavra market (mercado) com ing (sufixo em inglês que significa ação), nesse sentido, é possível traduzir a palavra “Marketing” como “Ação para o mercado”.

Segundo Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, o Marketing é uma forma de comunicação, um processo social, através do qual indivíduos, ou grupos, alcançam o que desejam, e o que precisam, com a criação, oferta e livre troca de produtos e serviços de valor entre eles. É, no fundo, uma nova forma de as empresas se relacionarem com o consumidor.

De forma mais clara, o Marketing é o conjunto de estratégias pelo qual as empresas criam valor e constroem relacionamentos com os clientes para também captar o seu valor.

Os tempos mudam, e com ele as necessidades e os hábitos de consumo também mudam, o que leva a que o conceito de Marketing esteja sujeito a constantes mutações. Mutações essas que levaram ao surgimento do Marketing Digital, a estratégia que revolucionou o mundo.

Linha do tempo – A evolução do Marketing

A Era centrada no produto – Marketing 1.0

Nesta fase o objetivo passa por vender para o maior número possível de compradores, através de estratégias interruptivas. Não existe foco nas necessidades dos consumidores, pois a produção é em massa, com produtos básicos e padronizados a servir de igual forma o mercado.

A comunicação é feita da empresa para o consumidor de forma unilateral, sem troca de informação.

A Era orientada para o cliente – Marketing 2.0

Nesta fase surge um aumento da concorrência, o que faz com que os indivíduos se tornem melhor informados e capazes de comparar ofertas, preços e marcas.

As empresas deixam de poder oferecer produtos servidos para a massa, e nasce aqui a segmentação de mercado. As empresas começam a produzir produtos especializados para satisfazer um público-alvo específico.

A Era voltada para os valores – Marketing 3.0

Aqui surge uma orientação para os valores, assim como o Marketing orientado para o cliente, também visa satisfazer o consumidor. 

No entanto, o foco não está apenas nos produtos ou serviços, mas sim numa abordagem mais humanizada do Marketing. Existe uma maior contribuição em termos da missão, valores e visão das marcas, uma vez que o objetivo central passa por oferecer soluções para os problemas da sociedade.

Centrada no Humano – Marketing 4.0

A internet e a evolução da tecnologia formam o ambiente do Marketing online.

As pessoas estão continuamente interligadas entre si e existe fácil acesso à informação global. 

As empresas possuem grandes e diversas ferramentas para comunicar com os consumidores, pois as rápidas mudanças exigem às marcas uma maior flexibilidade, adaptabilidade e uma personificação mais autêntica. 

Nesta fase surge a Era Digital e com ela nasce o Marketing Digital.

O que é Marketing Digital?

o que é o marketing digital e os seus termos-chave

O Marketing Digital não é mais do que uma adaptação dos princípios do Marketing ao online. Ou seja, é o conjunto de estratégias pelo qual as empresas criam valor e constroem relacionamentos com o seu público, no ambiente virtual.

A mudança que deu origem ao Marketing Digital aconteceu, nos anos 90, de “mãos dadas” com a explosão da Internet. Contudo o conceito surgiu no início dos anos 2000, quando o aumento substancial do número de utilizadores da internet fez com que as empresas sentissem necessidade de pensar em novas estratégias para conquistar clientes.

O objetivo do Marketing é relacionar a empresa e o público no lugar certo e no momento certo. Atualmente, não podemos negar que a maioria da população está conectada à Internet, e o Marketing não pode ignorar esse fato. Isso significa que é essencial encontrar o público onde eles passam a maior parte do seu tempo, ou seja, na internet. 

Os consumidores mudaram e, sobretudo, o tipo de consumo mudou. Daí o Marketing Digital ser a principal forma de fazer Marketing hoje em dia.

Tal como o Marketing tradicional o Marketing Digital está em constante mudança, adaptando-se tanto às constantes mudanças da Internet, como às necessidades dos utilizadores, pois uma boa estratégia de Marketing Digital é preparada em função do cliente.

Uma estratégia de Marketing Digital bem-sucedida depende, inteiramente, do conhecimento e das técnicas utilizadas pelo profissional que a realiza. Apesar de o Marketing Digital se tratar, igualmente, de Marketing, possui termos próprios que devem ser, obrigatoriamente, conhecidos por quem o pratica.

Alerta Online: Os termos-chave do Marketing Digital que tem que conhecer

CRM – Customer Relationship Management

É o software que gere, de uma forma extremamente eficaz, o relacionamento das empresas com os seus atuais e potenciais clientes.

Persona

Baseando-se nos seus consumidores reais, as empresas criam perfis semi fictícios em representação do cliente ideal. Assim, é possível criar uma comunicação direcionada e muito mais eficaz.

Funil de Vendas

É a conhecida Jornada do Consumidor. São, no fundo, todas as etapas pelas quais um potencial cliente passa durante o processo de compra.

Lead

Os leads são oportunidades de negócio.

Landing Page

São as páginas que capturam leads. Numa landing page, as empresas devem oferecer conteúdo valioso o suficiente para que os visitantes sejam seduzidos a deixar os seus contactos. É nesse momento que aquele visitante se transforma num lead. 

Por norma, são páginas com menos elementos do que uma página tradicional, evitando assim, distrações e garantindo a conversão desejada.

CMS – Content Management System

Como o próprio nome indica, esta é uma ferramenta que auxilia na produção de conteúdos digitais. É um software que permite a criação de websites sem a necessidade de conhecimento de programação.

CTA – Call To Action

É uma proposta para a ação de quem navega no site, em forma de  link ou botão, normalmente indicados a cores diferentes do texto, ajudam as empresas a direcionar os visitantes durante a sua jornada do consumidor. Os CTAs convidam o visitante a fazer exatamente aquilo que é desejado que ele faça.

KPI – Key Performance Indicator

São métricas que ajudam a medir o desempenho da estratégia e gestão de uma empresa.

CPC – Custo por clique

É uma forma de cobrança de anúncios pagos na qual o pagamento é feito pelo número de cliques realizados. 

CTR – Click Through Rate

É a métrica que mostra a taxa de cliques, ou seja, a relação entre o número de cliques e o número de visualizações do anúncio.

CPL – Custo por Lead

É uma métrica utilizada para calcular o investimento gasto na captação de leads.

CPM – Custo por Mil

É uma métrica que representa o gasto gerado a cada mil impressões do anúncio.

ROI – Return on Investiment

É uma métrica utilizada para determinar o volume de rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos.

Conteúdo em Blog

O blog é um site (ou um conjunto de páginas dentro do seu site) com estrutura que possibilita realizar atualizações rápidas e publicações frequentes e interessantes para o público em questão. Por norma, o conteúdo de blog é um assunto específico e que cumpre um papel mais institucional, por parte da empresa.

Como funciona o Marketing Digital? 8 estratégias indispensáveis

1- SEO- Search Engine Optimization

Trata-se do conjunto de técnicas que têm como objetivo potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados dos motores de pesquisa, aumentando assim a sua quantidade de tráfego orgânico.

2- E-mail Marketing

É uma estratégia de Marketing Digital que consiste no envio de e-mails para um determinado público, de forma mais ou menos consistente.

3- Links Patrocinados

São anúncios que aparecem nas páginas de resultados de pesquisa dos motores de pesquisa.

4- Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdo relevante (textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais). O Marketing de Conteúdo é um método de marketing que não faz promoção direta da marca, mas atrai o público-alvo ao trazer soluções para seus problemas.

5- Inbound Marketing

O Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de Marketing que visam atrair e converter clientes através de conteúdo orgânico. Diferente do Marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como motores de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada.

6- Redes Sociais

As redes sociais são os canais mais conhecidos e mais usados, atualmente, no que é Marketing Digital, uma vez que são plataformas utilizadas, diariamente, pela maioria das pessoas.

Estar presente nas redes sociais é uma estratégia de Marketing de conteúdos que muitas marcas adotam para conseguir atrair visitantes. No entanto, para se estabelecer presença numa rede social e alcançar maior visibilidade de marca, é importante entender que o foco não é somente vender, mas criar valor para o público. 

7- Marketing de Afiliados

Marketing de Afiliados baseia-se numa relação comercial em que o Afiliado divulga o produto de uma empresa, em troca de uma comissão por cada venda realizada.

8- Google Ads 

É uma ferramenta paga do Google que tem como objetivo aumentar o tráfego para de um site, pagando por cliques no anúncio. É a forma mais rápida e direta de ganhar visibilidade online e aumentar a taxa de conversão. 

5 passos para criar um Plano de Marketing Digital com sucesso

plano de marketing digital de sucesso

Para criar uma estratégia de Marketing Digital, é necessário estabelecer, primeiramente, objetivos. E para alcançar esses objetivos o ideal é planear diferentes cenários.

O Plano de Marketing é um documento escrito que detalha a sequência de ações, estabelecidas, para os canais online com vista a tornar a marca ou empresa reconhecida e escolhida pelo seu público em detrimento da concorrência. 

A diferença entre um plano de Marketing tradicional e um plano de Marketing digital é que o segundo acontece no ambiente digital, o que exige considerar as suas particularidades na elaboração.

Em suma, é no plano de Marketing que são estabelecidos os passos necessários para alcançar os objetivos de Marketing pré-determinados. 

Contudo é necessário destacar a importância de alguns passos, indispensáveis, para criar um plano de Marketing com sucesso.

1- Análise e Diagnóstico 

Conhecer exatamente a empresa, a sua missão, visão, valores e os seus serviços e produtos em toda a sua extensão e profundidade, são elementos essenciais para atingirmos bons resultados no futuro.

Quem são os nossos concorrentes e os que eles estão a oferecer, permite-nos tomar algumas decisões informadas mais à frente.

Associar a informação anterior ao desenvolvimento de uma análise interna e externa da empresa, através da análise SWOT  vai permitir analisar os pontos fortes, pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da sua empresa e do mercado em geral.

2- Estabelecer os objetivos de Marketing Digital

Depois de serem conhecidos os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças da sua empresa é essencial estabelecer metas e objetivos de forma a trabalhar com o foco de atingir esses mesmos objetivos.

3- Definir a estratégia de Marketing

 

Estabelecidas as metas a alcançar, é altura de definir a estratégia de Marketing para executar o plano. Para definir a sua estratégia é importante ter em consideração os seguintes fatores:

Segmentação: 

As soluções oferecidas pela sua empresa são voltadas para um público com características em comum, por isso identificar quem deseja abordar faz toda a diferença.

É o momento de criar a sua buyer persona. 

A persona é uma representação do perfil de cliente ideal. Representa um estudo aprofundado do seu público-alvo, de modo a reconhecer as suas características enquanto consumidor, como gostos, necessidades, preferências, onde se localiza, entre outros.

Posicionamento:

O posicionamento irá ser o lugar que a sua marca vai ocupar na mente dos consumidores. Por isso é crucial conhecer, exatamente, a sua proposta de valor e o que ela implica. 

Através do posicionamento é possível explicar ao consumidor porque deve escolher a sua marca e não alguma das marcas concorrentes.

Estratégia de Conteúdo:

Esta estratégia é importante para criar e gerenciar o conteúdo que atrai os utilizadores e posiciona a marca como referência na mente dos utilizadores.

É essencial estabelecer um plano de comunicação específico (Marketing de conteúdo) para cada canal.

 4- Criar estratégias digitais

Com base nos objetivos traçados (atração, conversão e fidelização) deve seguir-se a execução de diferentes estratégias: Campanhas de E-mail Marketing, estratégias de SEO, CRM, redes sociais, links patrocinados, etc.

5- Análise de Resultados e KPIs

Depois de criada e implementada a estratégia de Marketing Digital o próximo passo é analisar os resultados. Através da utilização de KPIs é possível medir todas ações realizadas e descobrir se obtiveram o ROI esperado.

Medir a eficácia das estratégias e atividades implementadas no plano de Marketing Digital ajuda a corrigir o que não funcionou para que seja possível alcançar as metas estabelecidas.

 Ferramentas de Marketing Digital

ferramentas indispensaveis de marketing digital

As ferramentas de Marketing Digital são úteis para filtrar as informações mais importantes e entender o desenvolvimento da estratégia. Porém isso só é possível se os objetivos de cada estratégia forem, devidamente, conhecidos.

Para o ajudar a desenvolver uma estratégia bem sucedida, destacamos algumas das ferramentas para o acompanhamento da estratégia de marketing digital, e as suas respectivas finalidades.

 Ferramentas SEO

Pesquisa de keywords:

SEO técnico:

Backlinks:

Ferramentas de análise

Análise de métricas:

Análise da concorrência:

Ferramentas de CRO

 Ferramentas de redes sociais

Ferramentas de Design

 Ferramentas de E-mail Marketing

As vantagens do Marketing Digital

Atualmente, é essencial que as empresas, nomeadamente as que se encontram em expansão, tenham como prioridade o conceito de o que é Marketing Digital. 

Através de uma adequada estratégia de Marketing Digital, é possível obter diversas vantagens que irão posicionar e destacar a sua empresa. Entre elas estão:

1- Melhoria da comunicação e dos relacionamentos

Através dos canais digitais, nomeadamente as redes sociais, é possível estabelecer contacto entre o público e a empresa.

Por intermédio dos canais digitais, os consumidores usufruem da proximidade criada e aproveitam para tirar dúvidas em relação a produtos ou serviços, dar sugestões e avaliar o trabalho feito pela empresa.

2- Alcance global

A internet surgiu e o que é certo é que apesar da distância, o ambiente digital aproxima as pessoas.

Esta aproximação virtual traz um impacto positivo para o que é Marketing Digital. Assim, alcançar pessoas de qualquer lado do mundo é mais simples e mais prático do que com as estratégias tradicionais.

3- Aumento da competitividade

A presença da sua empresa no ambiente online aperfeiçoa os laços com o público, acompanha a concorrência, reforça a diferenciação e ajuda na fidelização dos consumidores.

4- Atrair o público certo

Com as estratégias de Marketing Digital é possível aprimorar a segmentação, relativamente ao Marketing tradicional. Desta forma, é possível direcionar a mensagem apenas para o público que representa, realmente, potenciais consumidores.

5- Mais oportunidades

Através de estratégias focadas e bem segmentadas é possível aumentar o número de oportunidades de vendas. Com um funil bem desenhado torna-se mais simples educar o mercado e guiá-lo até ao momento de compra.

Quais são os piores erros do Marketing Digital?

As estratégias de Marketing são fulcrais para o sucesso da sua empresa. No entanto, para atingir esse sucesso, é necessário ter em atenção cada detalhe.

Para o ajudar a estabelecer estratégias de Marketing Digital de sucesso deixamos-lhe uma lista dos erros que podem ditar o fracasso da sua estratégia digital:

  • Não definir a sua persona;
  • Não estabelecer objetivos;
  • Escolher estratégias inadequadas;
  • Não analisar regularmente os seus concorrentes;
  • Falta de planeamento;
  • Produzir conteúdos apenas focados nos seus produtos;
  • Não usar a comunicação certa;
  • Não escrever artigos;
  • Não ter um bom suporte ao cliente;
  • Não otimizar os esforços de marketing;
  • Não avaliar os resultados das suas ações.

5 Consequências de não investir em Marketing Digital

Atualmente, o Marketing Digital já não se trata de uma alternativa mas sim de um dever para as empresas que querem garantir a sua competitividade no mercado. 

Não investir em Marketing Digital é um risco para as empresas, independentemente do seu mercado ou do seu ambiente, gerando-lhes diversas consequências indesejadas. Como:

1- Dificuldade de encontrar novos clientes

Os tempos mudaram e com ele os hábitos de consumo também. Hoje em dia, grande parte dos consumidores atentam para a necessidade de fazer pesquisas online antes de fazerem qualquer compra. Por isso, se a sua empresa não estiver posicionada no mundo digital não será uma solução para esse tipo de público.

2- Falta de acompanhamento de mercado

O mercado está em constante evolução e está a tornar-se cada vez mais digital. Para fazer crescer a sua empresa, é necessário acompanhar as tendências e estar à frente da concorrência.

No entanto, se o objetivo de o que é Marketing Digital for ignorado a probabilidade de não posicionar a sua empresa no mercado e de ficar atrás da concorrência é muito grande. Estar envolvido no mundo digital, para além de melhorar a relação da sua empresa com o seu público, aumenta as vendas e otimiza as suas rotinas.

3- Dificuldade competitiva

A maioria das empresas, atualmente, estão no mundo digital.

A internet e o que é o Marketing Digital, hoje em dia, permite que as empresas reforcem os seus diferenciais competitivos e se relacionem de forma mais fácil com o seu público, o que leva a uma maior capacidade de resposta às necessidades que essas pessoas representam.

Nos dias que ocorrem, estar presente no mundo virtual é uma obrigação para as empresas.

4- Redução da rentabilidade da empresa

Com a redução da competitividade no mercado, a atração de novos clientes para a sua empresa torna-se numa missão impossível. 

Para garantir a sustentabilidade da sua empresa, é imprescindível estar atento às constantes tendências do mercado e adotá-las. Desta forma, é possível manter um crescimento recorrente e um negócio rentável e lucrativo.

5- Dificuldade em fidelizar clientes

A verdade é que um cliente fidelizado pode ser muito mais lucrativo do que um novo cliente.

O Marketing Digital, acompanhado das corretas ferramentas de automação de Marketing, permite que as empresas criem uma rede de consumidores fiéis, satisfeitos e promotores da marca, gerando assim um aumento das indicações orgânicas e da carteira de clientes.

Por que deve contratar uma agência especializada?

O Marketing Digital consiste em estratégias de Marketing aplicadas ao mundo digital. Promove produtos e serviços de forma rápida e significativa, através de uma comunicação direta e personalizada entre as empresas e os seus respectivos públicos. 

O objetivo de uma agência de Marketing Digital é prestar apoio às empresas com vista a melhorar o seu posicionamento no mercado e assim obter melhores resultados. De forma, a garantir que as empresas contem com uma estratégia de Marketing Digital completa, as agências dispõem de profissionais especializados, recursos avançados e de todas as ferramentas de apoio necessários.

O Marketing Digital não é uma tarefa simples, trata-se de uma estratégia que deve ser fundamentada em muitos estudos, pesquisas e conhecimento prévio. Por isso, investir no trabalho de uma equipa especializada é a melhor maneira para implementar uma estratégia de Marketing Digital de sucesso.

Numa agência de Marketing Digital, existem setores responsáveis por diferentes áreas. A execução das tarefas é organizada e realizada por etapas, de forma a tornar o processo mais objetivo e eficiente. Todo este processo é baseado em testes e resultados reais para que a estratégia criada seja a mais assertiva.

As ferramentas e softwares utilizados pelos profissionais especializados, de uma agência de Marketing Digital, contam com recursos avançados, que otimizam e auxiliam as estratégias com vista a garantir o sucesso das mesmas.

Na verdade, existem diversas formas de divulgar a sua empresa no meio digital, e uma agência de Marketing Digital, além de conhecer exatamente todas essas formas, sabe qual a mais indicada para alavancar o seu negócio. Através da criação de estratégias digitais que estejam alinhadas com os objetivos da sua empresa e com o seu público-alvo a agência impulsiona a sua empresa no ambiente virtual.

Se gostou deste artigo e ficou com vontade de estabelecer ou otimizar as estratégias de marketing digital da sua empresa, entre em contacto conosco.

Na Brand By Difference, contamos com uma equipa especializada e organizada e com todos os recursos e ferramentas necessários para que seja assegurado o sucesso de cada estratégia de Marketing Digital por nós criada.

A equipa, Brand By Difference, trabalha de forma autêntica o Marketing Digital da sua empresa, transformando o seu negócio num verdadeiro player de mercado!

Fale conosco para mais informações!

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *