fbpx

Criação de sites profissionais

É comum que algumas pessoas se questionem acerca da real importância da criação de sites profissionais para as suas empresas, uma vez que há muitas outras formas de divulgar a sua marca/negócio. Contudo é necessária a consciencialização para a importância da presença digital nos dias de hoje.

Qual a importância de criar um site profissional para a sua empresa?

Com a expansão da Internet, torna-se, praticamente, inevitável para as empresas marcar presença digital. Possuir um site próprio ou loja online não é apenas útil, mas também necessário.

Para que a sua empresa fique próxima dos seus clientes, eles precisam de encontrá-la onde passam a maior parte do seu tempo e a verdade é que, atualmente, as pessoas estão, continuamente, conectadas com o ambiente digital.

A necessidade das empresas apostarem na criação de sites profissional é cada vez maior, e dentro dos motivos que as levam a essa necessidade podemos destacar os seguintes:

Aumentar a visibilidade

Um website pode ser visualizado em qualquer lugar e por qualquer pessoa, o que se traduz num maior alcance, num aumento de relações próximas independentemente da distância, num aumento de potenciais clientes com interesse pela sua empresa e, consequentemente, numa maior notoriedade e conhecimento da marca no mercado.

Maior credibilidade

Empresas que optem pela criação de sites profissionais terão uma maior facilidade em transmitir legitimidade e confiança.

O site ajuda a empresa a transmitir informação relevante de forma otimizada e intuitiva. Além disso, empresas que possuem um website conseguem demonstrar o seu interesse e esforço em estar em contacto com os clientes.

Livre de horários

Através de um site, qualquer pessoa interessada poderá encontrar e saber mais sobre a sua empresa quando bem pretender, sem restrições de horários de funcionamento ou disponibilidade.

Competitividade

Empresas que não possuem um website são, claramente, menos competitivas. 

Para que a sua empresa evolua da forma que deseja é importante que acompanhe a evolução do mercado. A verdade é que, atualmente, a maioria das empresas marcam presença digital, assim como, a maioria dos utilizadores recorrem aos canais digitais para obter e trocar informações e aconselhamentos antes de realizarem uma compra. Por isso, se a sua empresa não marcar presença digital não irá acompanhar os seus clientes e o mercado.

Aumento das vendas

Ao marcar presença online, a sua empresa irá alcançar um maior número de pessoas e estará disponível para toda a gente. 

É impossível que um negócio com um website profissional não receba uma maior solicitação de propostas, orçamentos e/ou compra de produtos.

Porque deve escolher uma empresa especializada para a criação do seu site?

Para ajudar a sua empresa a atingir os resultados que deseja de forma simples, rápida e eficiente é importante perceber quais são as competências da equipa que o vai apoiar.

homem e mulher a trabalhar com computador

Existe quem associe o desenvolvimento de um website a profissionais da área da programação / informáticos, outros associam a profissionais de marketing e outros ainda a designers.

A realidade é que no desenvolvimento de um website não é apenas um dos profissionais acima que atua, mas sim, todos.

Vejamos:

Etapas para a criação do site

1 – Briefing

O Briefing é a primeira etapa para a criação de sites profissionais.

Este documento resulta da reunião entre o cliente, os profissionais de marketing e comunicação e programação. Nesta etapa o documento reúne todas as informações sobre o negócio, as ideias do cliente, a sua visão do projeto e as funcionalidades de programação necessárias, como por exemplo a existência de uma agenda, de um formulário de contactos, entre outros.

equipa de profissionais reunidos

2 – Copywriting

Depois de recolhidas as informações, os profissionais de marketing e comunicação fazem um conjunto de análises, como: análise do setor em que se encontra o negócio, estudo da orientação visual do website, entre outros.

O desenvolvimento da mensagem (conteúdo) do site vem de seguida, com o devido estudo dos termos mais pesquisados para assegurar as bases para um bom posicionamento / ranking do website.

3 – Mockups

Nesta fase a equipa de profissionais de Web Design, juntamente com os profissionais de marketing e comunicação, recolhem e organizam a informação e juntos discutem o melhor processo de fluxo de informação com a equipa de programação. Após esta fase os profissionais de Web Design desenvolvem o layout visual de toda a estrutura do site, de acordo com os conteúdos recebidos da equipa de comunicação e com as observações recebidas da equipa de programação.

Para além da organização da informação, nesta fase entra também a criatividade visual, ou seja, a escolha das imagens certas, o desenvolvimento de icons e de outros elementos de Design que tragam valor acrescentado para a imagem do negócio/marca.

Feito isto, os mockups são então apresentados ao cliente, que depois de validados são orientados para os profissionais de programação.

4 – Programação

Na fase da programação os profissionais de Web Development procedem à implementação do que ficou acordado com os profissionais de Web Design e de todas as funções pretendidas e acordadas para o website.

mãos a teclar em computador

5 – Controlo de qualidade

Antes da colocação online do site, toda a sua estrutura e conteúdo são revistos e submetidos às validações necessárias pela equipa responsável pelo controlo de qualidade, em alguns casos este processo é assegurado pelo Project Manager.

É este profissional quem partilha o site com o cliente (através de redes privadas) para os ajustes finais.

6 – Publicação / Go Alive

Após o projeto estar finalizado o site ficará disponível a todos.

Uma semana depois, é preciso olhar o desempenho e finalizar as últimas intervenções e ajustes, para isso procede-se a:

Auditoria interna do site (SEO Técnico)
  • Performance;
  • Navegabilidade;
  • Velocidade;
  • Responsividade;
  • Otimização de imagens;
  • Segurança.

A Segurança de um trabalho bem feito: Características do site

As etapas acima, asseguram que ao longo do processo os profissionais se dediquem a um conjunto de ações que ditam as bases para o sucesso do posicionamento do website.

Entre as principais características de um site bem feito, podemos destacar as seguintes:

Alto desempenho (Velocidade de resposta)

A velocidade do site tem um enorme impacto no seu desempenho, afetando a experiência dos utilizadores, as taxas de conversão e o posicionamento do site nos motores de busca.

Compatível com dispositivos móveis (Responsividade)

Com o crescimento da Internet e da tecnologia, cada vez mais os clientes acedem aos diversos sites através de diferentes dispositivos. Surge assim a necessidade de adaptar os websites aos vários dispositivos, de maneira a evitar a má navegação e facilitar a visualização do conteúdo a partir de um único design pelo utilizador.

computador, tablet e smartphone

Para além de oferecer uma melhor experiência aos utilizadores, os sites responsivos, ao estarem preparados para acompanhar as novas tendências de consumo, são privilegiados pelo algoritmo do Google.

Visual moderno (Design/Web Design)

Um dos fatores que mais influencia a decisão do utilizador em permanecer ou não no seu site é o visual que ele possui. Por isso, sites com um visual moderno irão impulsionar a sua taxa de retenção.

Projetado para vender

Um dos principais motivos que leva as empresas a procederem à criação de sites profissionais é o aumento das vendas.

Sites bem estruturados e com uma boa imagem conseguem impulsionar a retenção de visitantes no seu site, conquistar mais clientes e, consequentemente, aumentar a notoriedade da marca.

homem e mulher em cumprimento

Outro fator com grande impacto na conversão dos visitantes em clientes é o conteúdo. Um conteúdo informativo, atrativo e que vá de encontro à linguagem dos utilizadores é um ponto-chave para conquistar clientes através do seu website. 

Dentro da estrutura do site, é importante salientar que a principal mensagem da sua empresa deve estar destacada no local certo, para que seja facilmente encontrada e memorizada.

Seguro

Sites com o protocolo HTTPS  conseguem encriptar toda a sua comunicação com o cliente, garantindo que os elementos do website sejam autênticos e que os dados do utilizador não sejam roubados, garantindo assim total segurança na navegação. Para além das vantagens de segurança, o endereço com HTTPS também confere melhores resultados ao seu site nas pesquisas do Google.

O que é necessário para a criação de um site?

Domínio

O domínio é a URL que, ao ser inserida na barra de endereço de navegação, dá acesso ao conteúdo do site.

É importante garantir que o endereço do seu site seja personalizado e exclusivo.

Ex: brandbydifference.com

Alojamento

O Alojamento é um ambiente profissional e seguro onde é possível armazenar os conteúdos do seu site como textos, imagens, vídeos e arquivos assim como os dados do utilizador.

Sites programados de raíz vs Sites CMS (Content Management System)

Estamos num mundo cada vez mais digital, onde ter um site como forma de comunicar com os clientes é cada vez mais importante.

mão a apontar para computador

Esta necessidade faz com que surja uma maior procura por empresas especializadas na criação de sites profissionais assim como uma maior oferta no mercado. Contudo, esta tendência faz com que se levante a dúvida, para muitas empresas especializadas na criação de sites profissionais, entre usar um Sistema de Gestão de Conteúdo (CMS) e a criação de sites programados de raiz (normalmente conhecidos como sites à medida).

De maneira, a proporcionar-lhe uma melhor perceção acerca de cada uma das opções iremos abordar cada uma delas, individualmente:

Sites CMS

A sigla CMS significa Content Management System, ou seja, Sistema de Gestão de Conteúdo.

O CMS é um sistema desenvolvido e programado para a gestão da informação contida dentro de um website. Entre os CMS mais conhecidos, podemos destacar o WordPress, Joomla e Drupal

A partir deste sistema a criação, edição, publicação e distribuição da informação torna-se mais fácil e prática, fazendo com que todas as alterações realizadas dentro do website sejam realizadas de forma mais rápida e intuitiva.

Contudo, é importante realçar que um site desenvolvido em CMS não significa que não seja um site personalizado, pois através deste sistema é possível ajustar os temas, modificá-los ou até mesmo criar um de raíz, completamente, à medida do cliente. Também é possível adicionar todas as funcionalidades que o cliente necessitar.

Características

  • Facilidade de utilização: Normalmente, através dos CMS adicionar novas páginas e imagens, por exemplo, são tarefas simples de realizar devido à sua interface simples e intuitiva.
  • Custo: Com a utilização do CMS não é necessário desenvolver certas funcionalidades, como a gestão de utilizadores, assim como é possível adicionar funcionalidades pré-desenvolvidas, como a adição do sistema de E-commerce , por exemplo. Com isto o investimento torna-se mais baixo, o que faz com que esta opção se torne mais acessível.
  • Tempo: O tempo necessário para a criação de sites profissionais é inferior quando comparado com um site à medida.
  • Facilidade de inserir funcionalidades: Inserir funcionalidades, como formulários de contacto e calendários de eventos, é bastante simples, através do uso de Plugins.
  • Preparado para SEO: O CMS é um sistema amigável, extensível, multilingue, acessível, responsivo e otimizado para SEO.

Sites programados de raÍz

No caso da criação de sites profissionais programados de raíz, é necessário iniciar todo o processo desde o ponto zero. Os profissionais responsáveis pela criação do site terão que desenhar todo o básico do site, todo o código inicial, back office, entre outros.

Características

  • Tempo: Um website desenvolvido de raíz  é criado de acordo com as especificações do cliente, o que exige o desenvolvimento de todo o código e de toda a sua estrutura. Isto irá resultar num alargado tempo de intervenção.
  • Custo: Websites feitos à medida exigem um investimento superior, devido a diversos fatores sendo um dos principais o tempo de intervenção
  • Intervenção:  No caso dos sites feitos à medida, se o cliente pretender trocar de profissional, o novo programador terá sérias dificuldades em intervir no website, estando assim todo o funcionamento do site dependente do programador responsável pela sua criação.
  • SEO: Os sites desenvolvidos de raiz, contrariamente, aos sites desenvolvidos em CMS não estão preparados para SEO. O que dificulta a implementação da estratégia e, consequentemente, o seu posicionamento nos motores de busca.

Conclusão

Como podemos verificar ao longo deste artigo, a criação de sites profissionais é uma opção cada vez mais adotada pelas empresas, devido ao crescimento digital e à necessidade de acompanhar as tendências de mercado.

monitor e computador portatil

Se a sua empresa ainda não possui um website não perca mais tempo e fale connosco. Na Brand by Difference contamos com uma equipa especializada nas diferentes áreas necessárias à criação de sites profissionais assim como com as mais recentes tecnologias e linguagens de programação web.

Deixe o seu projeto connosco e vamos, juntos, aumentar o conhecimento do seu negócio no mercado através das plataformas digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *