fbpx

Posicionamento da marca: Como o ajuda na gestão de negócios?

O que é o posicionamento da marca?

O posicionamento da marca é um fator de elevada importância no desenvolvimento da estratégia de branding da sua marca.

Através do posicionamento da marca é possível definir a forma como os  consumidores se lembrarão da sua empresa, dos seus produtos ou dos seus serviços.

No fundo, o posicionamento da marca é a posição que a sua marca irá ocupar na mente do seu público-alvo. 

A verdade é que marcas bem posicionadas, no mercado, conseguem alcançar um nível de competitividade mais alto, diferenciando-se assim da concorrência pela sua autenticidade.

Uma marca forte, consegue despertar, nos consumidores, o desejo de posse da mesma, havendo assim uma maior procura pela marca e, consequentemente, um aumento do volume de vendas.

Uma marca forte. Porquê?

Quando se fala em marcas fortes o que, a maioria das pessoas, associa é o elevado volume de vendas. O que não está errado, mas será que esse é o principal e mais importante objetivo na definição do posicionamento da sua marca?

Não. O objetivo de estabelecer uma marca forte no mercado não é, ou não deve ser, apenas para vender mais!

caneca branca com o logotipo da starbucks

Gerar valor aos produtos/ serviços

Marcas fortes, conseguem gerar um maior valor aos seus produtos/serviços.

O bom posicionamento da marca, no mercado, faz com que os seus produtos/serviços alcancem reconhecimento e, consequentemente, se tornem desejados pelos consumidores. 

Estes produtos/serviços são vistos, pelos consumidores, como autênticos e insubstituíveis, havendo a convicção de que nenhuma outra marca irá conseguir oferecer as mesmas características e valor.

Atrair mais clientes

Marcas bem posicionadas atingem um maior número de consumidores, o que facilita a criação de relacionamentos próximos.

Outro fator que contribuiu para a atração de clientes é o facto de o público ver estas marcas como marcas responsáveis e confiáveis, uma vez que são conhecidas e usadas por grande parte da população.

Redução dos custos relativos à jornada de compra

O convencimento do cliente é uma das etapas mais importantes para fechar uma venda.

O bom posicionamento da marca reduz os custos ligados às etapas de convencimento do cliente, facilitando a decisão de compra e tornando mais curta a jornada de compra e, consequentemente, menos dispendiosa. Isto deve-se ao reconhecimento que a marca possui, no mercado, e à opinião que o público tem acerca da marca, pois clientes satisfeitos são os porta-voz da marca e irão transmitir o seu agrado e aconselhar a sua experiência, com a marca, a outras pessoas.  

Maior oportunidade de negócio

Quando um novo produto ou serviço é lançado, no mercado, é normal que a fase de adaptação e de reconhecimento do mesmo, por parte do público, possa ser complexa ou até mesmo demorada.

Contudo, quando se trata de uma marca forte, que se encontra bem posicionada no mercado, o processo é diferente pois, o positivo reconhecimento que o público tem, relativamente à marca, leva a que exista maior confiança em relação ao novo produto/ serviço e até mesmo curiosidade e interesse em o experimentar.

Competitividade

O grau competitivo, de uma marca reconhecida no mercado, é por vezes tão competitivo que se torna inalcançável por parte da maioria dos concorrentes.

Marcas fortes são marcas autênticas, que possuem características e um valor que é percebido, pelo público, como único e inacessível a qualquer outra marca.

Equipa motivada

Os benefícios de possuir uma marca forte não se refletem apenas no mercado mas, também, no ambiente interno da empresa.

Se a sua marca estiver bem posicionada e for reconhecida no mercado, certamente, que os seus colaboradores desempenharam as suas tarefas de forma mais motivada.

Para além disso, o bom posicionamento da sua marca irá promover o desejo de pertencer à mesma em diversas pessoas, o que irá facilitar a criação de uma equipa estável e motivada.

Transmitir confiança e credibilidade

Quando as pessoas olham para uma marca, diversos sentimentos, memórias e opiniões lhes vêm à cabeça. A força da marca, no entanto, está relacionada ao impacto positivo que a empresa gera no público.

Marcas que ocupam uma posição forte no mercado, transmitem mais facilmente a confiança e a credibilidade que os consumidores necessitam para realizar a compra, uma vez que são marcas que asseguram a qualidade dos produtos ou serviços, com recurso a uma comunicação clara e informativa e asseguram com clareza os direitos dos consumidores.

Aumento da capacidade de negociação

O bom posicionamento da marca é um fator impulsionante em momentos de negociação.

Qualquer empresa tem interesse em trabalhar com marcas parceiras, fornecedoras ou clientes que sejam fortes no mercado. Isto porque esta associação a uma marca forte ajuda na elevação da imagem das empresas perante o público e os restantes stakeholders.

Além disso, marcas fortes têm maior capacidade de negociação, pois possuem maior confiança e credibilidade, o que irá ajudar a  alcançar mais facilmente os seus objetivos quando uma negociação.

Como criar uma marca forte?

tablet preto com logotipo da amazon com caneta, lapis e telemovel ao lado

Primeiramente, é necessário estabelecer a forma como quer que a sua marca seja reconhecida no mercado.

Se a sua marca não se diferenciar, é possível que os consumidores optem pela concorrência, pois não foi despertado qualquer sentimento, opinião ou ligação em relação à sua marca, no público.

Portanto, posicionar a sua marca corretamente, é a maneira certa para ocupar um lugar privilegiado na mente do seu público. Contudo, se o posicionamento que estabeleceu para a sua marca não coincidir com o que entrega o resultado não será, certamente, o esperado. 

Por isso, quando definir o posicionamento da sua marca é importante identificar alguns aspetos, que irão certamente fazer toda a diferença:

1- Quem é o seu público?

É fundamental, definir quem são as buyer personas da sua marca.

Se não identificar o tipo de consumidor que pretende que reconheça a sua marca, fica impossível definir o posicionamento da marca.

2- Qual o problema que o seu produto/ serviço soluciona?

O comportamento do consumidor é motivado por duas necessidades básicas: resolver uma dor ou proporcionar um prazer. Assim, é preciso identificar qual a dor ou o prazer que sua marca irá satisfazer.

3- O que diferencia a sua marca da concorrência?

Para definir um bom posicionamento para sua marca é essencial para além de conhecer o seu público, estar a par do comportamento da sua concorrência, pois para oferecer uma proposta diferenciada é preciso conhecer as propostas concorrentes.

Por isso, é preciso definir os valores da marca que justificam comprar os produtos/serviços da sua marca e não os da concorrência.

4- Crie o seu posicionamento

Crie uma declaração de posicionamento que comunique o valor exclusivo e a missão da sua marca ao seu público.

De seguida, é fundamental alinhar todas as suas ações com o posicionamento definido, para que o mesmo seja transmitido da forma certa ao público.

5- Adote um estilo de comunicação que identifique o posicionamento da marca e que, simultaneamente, atinja o seu público

Comunicar de acordo com o posicionamento que definiu para a sua marca é essencial, assim como “falar a língua” do seu público.

Por isso, é importante alinhar o estilo de comunicação da sua marca com o perfil do público identificado.

 6- Crie uma boa gestão de resposta

Haver uma boa gestão de resposta nos pontos de contato (Telefone, Website, Chat Online, Whatsapp, etc.), tanto com clientes como com os restantes stakeholders, é um fator de elevada importância que poderá influenciar, no que respeita aos clientes, diretamente na jornada de compra.

7- Partilhe conteúdo relevante, nas plataformas digitais

Partilhar conteúdo direcionado ao seu público, através das plataformas digitais, como website e redes sociais é uma estratégia indispensável, atualmente.

Nos dias de hoje, a principal fonte de pesquisa, a que os consumidores recorrem antes de realizar uma compra, é a Internet. Por isso, é importante partilhar conteúdo relevante e fidedigno, para o seu público, seja em texto, imagem ou vídeo.

8- Recorra à estratégia de e-mail marketing

Enviar conteúdo segmentado através da estratégia de e-mail marketing pode ser uma ótima forma para dar a conhecer os valores da sua marca, tal como fortalecer o relacionamento que está a criar com o seu público.

A importância da comunicação

icons com imagem de pessoas interligadas em fundo azul

A comunicação é uma ferramenta estratégica na gestão de qualquer negócio. 

Além de auxiliar na transmissão do posicionamento da marca, uma boa comunicação pode, também, melhorar a imagem da sua marca, gerenciar crises e ainda auxiliar no aumento da produtividade da equipa.

Não basta estabelecer um bom posicionamento para a sua marca, é importante comunicá-lo. Por isso, a comunicação é uma ferramenta indispensável à gestão da sua empresa.

Marcas fortes possuem, claramente, uma boa comunicação, que é trabalhada tanto a nível externo, direcionada ao ao seu público, como a nível interno, motivando os seus colaboradores.

Dentro dos problemas que uma boa comunicação pode solucionar e das vantagens que pode oferecer, destacamos as seguintes:

  • 1- Gestão de crises;
  • 2- Produtividade da equipa;
  • 3- Fidelização e atração de clientes;
  • 4- Posicionamento da marca;
  • 5- Oportunidade de negociação;
  • 6- Maior alcance de público;
  • 7- Maior nível de relacionamento;
  • 8- Confiança e credibilidade do público.

6 marcas com um bom posicionamento no mercado

garrafa de coca-cola em fundo preto

Sumariamente, é possível afirmar que uma marca para ser denominada como uma marca forte tem que ser reconhecida positivamente pelo seu público e, consequentemente, despertar no mesmo sentimentos, opiniões e ligações.

A realidade é que para que tudo isto seja possível é fundamental recorrer a uma das ferramentas mais importante, em qualquer negócio: a comunicação. Pois, é através dela que a sua marca irá ocupar a posição que deseja na mente dos consumidores.

Uma marca forte está, normalmente, associada a um posicionamento bem definido, a uma boa estratégia de gestão e a um bom plano de marketing e comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *